GeralNotícias

ESPUMOSO | Yoga para as crianças: a descoberta de possibilidades e limites

0
Tempo de leitura: 2 minutos

Em um mundo agitado como o de hoje, as crianças estão a cada dia mais recebendo uma carga de informações, estas vindas de suas casas, da escola, e da sociedade como um todo. E com a pandemia ocorreu também o distanciamento social tendo contribuído a viverem, precocemente, problemas que até então era apenas do universo adulto: o estresse, a ansiedade, a depressão, a síndrome do pânico, entre outros. Desta forma as mesmas precisam de um apoio para restabelecer a harmonia e o quietar dentro de si, devolvendo novamente a confiança, a serenidade e a estabilidade emocional.

Por esta razão surgiu em Espumoso um projeto que ajudará os pequenos a se trabalhar. Quem explica o assunto é Ketty Roberta Pinto Corazza Instrutora de yoga e meditação para crianças e adultos e que participa deste projeto social por meio de instruir com as aulas de yoga crianças e com a Arlete Ignez Gatto Valandro, que integra a diretoria do Circulo Operário Espumosense Leão XIII e que coordena esse projeto que ajuda muitas pessoas.

 

YOGA, desde cedo à criança compreende a sua individualidade

Ketty conta que o projeto yoga para as crianças nasceu durante a pandemia quando ela buscava em sua casa encontrar meios de desenvolver em si a tranqüilidade e para ter mais saúde para enfrentar o momento. “Assim fui buscar formação e aperfeiçoamento nessa área onde pude sentir os resultados em mim e posterior a isso quis expandir e levar para mais pessoas. Assim em uma reunião com as secretárias de saúde e educação, apresentei o projeto e tive total apoio”, diz. Desta forma foi incorporado o projeto yoga para a as crianças, aos grupos de apoio que já acontecem no Círculo Operário desta cidade. “Mobilizamos toda a equipe de saúde e educação para que houvesse os encaminhamentos”, salienta.

A instrutora explica que o projeto geral o qual o yoga faz parte, engloba as PCIS, que são práticas complementares integrativas de saúde, que a secretaria de saúde aderiu. Além do yoga e da meditação, também são oferecidas auriculoterapia e reiki, onde segundo ela as enfermeiras das unidades de saúde foram capacitadas para oferecer aos usuários do SUS. “Porém o projeto de yoga para crianças em específico abrange uma parceria com a secretaria de educação já que eu faço parte dessa equipe, para oferecer uma terapia às crianças já a pandemia do corona vírus trouxe prejuízo a saúde dos pequenos afastados por tanto tempo das salas de aula”, salienta.

Na última semana iniciou uma turma de crianças no yoga, na sexta-feira pela parte da manhã, das 10 às 11h e também esta sendo oferecido um horário à tarde para as crianças que freqüentam a escola de manhã. “A idéia é oportunizar essa prática para todas as crianças que necessitam de um olhar especial, onde as psicopedagogas poderão encaminhar para o grupo e juntos melhorar a qualidade de vida. Oferecendo técnicas para canalizar a ansiedade, acalmar a mente e assim melhorar sua concentração e desempenho no processo de aprendizagem”, especifica. Segundo a Ketty em função do decreto estadual e municipal as aulas terão um número máximo de seis crianças, para que possamos atender todos os critérios de saúde e segurança.

Para ela, com o yoga a criança começa a conhecer seu corpo e a ter consciência corporal, descobrindo suas possibilidades e seus limites. Tudo isso de maneira natural e espontânea, sem julgamentos. A criança passa a perceber que tem controle sobre o corpo e é capaz de trazer calma e paz sempre que quiser e precisar. “Cada corpo é um corpo, e os alunos aprendem desde cedo a compreender a sua individualidade. Sendo que os objetivos das aulas de yoga para crianças são os

desenvolver a consciência de si e de todo seu potencial, preservar e fortalecer a verdade, a não violência, a honestidade, a autodisciplina e a simplicidade de forma lúdica e divertida”, diz. Essas qualidades, Ketty nos conta que são trabalhadas através de histórias, brincadeiras e atividades e assim auxiliam no desenvolvimento do caráter das crianças que permeará até a vida adulta.

Segundo Ketty ao desenvolver a consciência corporal, a criança terá possibilidade de uma construção harmoniosa da sua auto-imagem, responsabilidade nas suas ações, e nas formas de pensar e falar. E o corpo se tornará mais resistente e flexível e estes benefícios serão levados também até a vida adulta. “E através dos asanas (posturas) voltados para a respiração consciente, desenvolve-se o intelecto, a criatividade e a clareza na forma de pensar que ajuda no desenvolvimento de seres mais tranqüilos e conscientes sobre suas ações”, salienta.

 

COE, oportunidade única e exclusivas na nossa cidade

Arlete Gatto Valandro explica de forma mais abrangente o que é o trabalhado realizado no COE. Segundo ela o COE é o Círculo Operário Espumosense, sede esta onde é destinado o espaço para a realização de um Plano de Ação Anual que tem em suas ações atividades sociais nas áreas da saúde preventiva e terapêutica complementares, entre elas as PICS e na educação emocional e também para o despertar de talentos.

Nesse Plano de Ação são desenvolvidos vários projetos, com variados profissionais, por isso são ações diferentes, mas todas interligadas com a saúde, educação e lazer. Os projetos de forma individual segundo a Arlete visam à segurança e a prevenção a todos os tipos de violência. “Dar a oportunidades aos voluntários, para criar os espaços de convivência e assim proporcionar o crescimento para todos os membros das famílias, desde as crianças, até os idosos é gratificante”, salienta.

Dentre as opções se tem o “Despertar das Notas” que são cursos de viola, violino, violoncelo e contrabaixo. Tem a “Academia das Emoções” com técnica de Biodanza e Educação Biocentrica que acontece nas terças-feiras às 9h e às 14h, com a Arlete. Tem o “TEO – Encontro Terapêutico das Emoções” onde a pessoa aprende a pensar, sentir e agir com inteligência emocional, este acontece todas as terças-feiras as 20h, com Clóvis e Arlete. Tem o “Yogaterapia para adultos”, que são em todas as quartas-feiras as 14h com a Márcia. E o “Yoga para as crianças” com a Ketty que é todas as sextas-feiras das 10h às 11h, onde a criança desenvolve a consciência corporal, e também tem a possibilidade de uma construção harmoniosa da sua auto-imagem. “Todos os projetos tem apoio da Administração de Espumoso, juntamente com a Secretaria da Saúde, da Secretaria da Educação, e também das entidades como APAE, Sicredi, Rádio e meios de comunicação”, especifica Arlete.

Toda participação pode ser por adesão espontânea ou por indicação de profissionais de todas as áreas, de educação, saúde ou social, e também de outros grupos de apoio. Não há custo financeiro para participar. “O custo é o comprometimento consigo mesmo, com a família, escola e o grupo. O maior investimento é o desejo de estar e ser melhor”, diz.

Para Arlete investir no ser humano e em especial nas crianças é plantar agora com a certeza de colher muitos e bons frutos amanhã. “É urgente a necessidade de cuidar das emoções e dos sentimentos. Essas oportunidades são únicas e exclusivas e em nossa cidade o que é melhor, então devem ser aproveitadas, divulgadas e vivenciadas”, evidencia.

 

Por, Luciana M. Quetheman – Jornalista – Mtb/RS 11.850 – luquetheman@hotmail.com – Jornal Correio do Mate

Andressa de Oliveira

ESPUMOSO | Deputado Federal pelo PT, Dionilso Marcon esteve em visita ao município

Artigo anterior

ESPUMOSO | Dezembro Verde: Uma campanha que contribuirá com a causa animal

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Mais Geral