GeralNotícias

Estado e Exército entregam cerca de 55 mil frascos de medicamentos para 72 hospitais do RS

0
Tempo de leitura: 1 minuto

O Exército Brasileiro, a pedido do Governo do Estado, distribuiu nesta quinta-feira (25) nova remessa de medicamentos do kit intubação – anestésicos e bloqueadores neuromusculares necessários para o tratamento de pacientes em UTI e em atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Os hospitais de Passo Fundo, de Clínicas e São Vicente de Paulo, foram dois dos 72 beneficiados.

São 45.820 ampolas de morfina, 7.500 de norepinefrina e 1.875 de lidocaína encaminhados a 72 hospitais gaúchos que relataram estoques críticos desses remédios em levantamento semanal da Secretaria da Saúde (SES). A morfina distribuída será suficiente para cobrir cerca de 40 dias de consumo nas instituições que a receberam.

A logística é realizada pelo 3º Batalhão de Suprimento, em Nova Santa Rita. A remessa de morfina é proveniente do Ministério da Saúde e os outros dois medicamentos foram comprados pelo Governo do Estado.

A responsabilidade pela compra desses medicamentos é das instituições hospitalares, não fazendo parte da rotina da Assistência Farmacêutica do Estado. Frente à dificuldade de aquisição no país e ao aumento da demanda desde o ano passado, o Governo do Estado e o Ministério da Saúde se articularam para comprá-los excepcionalmente e distribuí-los às instituições com estoques críticos e que prestam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A SES realiza um levantamento semanal com os hospitais gaúchos do estoque de um total de 22 medicamentos utilizados para a intubação em UTI. A ação visa ao acompanhamento da quantidade de cada um na rede hospitalar pública, que já sofreu com escassez em julho do ano passado, também em decorrência da pandemia de Covid-19. Na época, foram adquiridos medicamentos no mercado nacional e internacional.

Neste mês de março, já foram entregues a hospitais de todas as regiões do Estado quase 80 mil frascos de medicamentos com essa finalidade.

• Clique aqui e acesse a lista de hospitais que receberam morfina.

• Clique aqui e acesse a lista de hospitais que receberam norepinefrina e lidocaína.

*Governo do RS

 

Andressa de Oliveira

Governo do RS anuncia proposta do auxílio emergencial gaúcho

Artigo anterior

DOUTOR RICARDO | Prestação de contas da alimentação escolar foi analisada

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Mais Geral