Notícias

Estado facilita adesão de municípios gaúchos a plataformas educacionais de ensino digital

0
Tempo de leitura: 1 minuto

O governo do Estado disponibilizará aos municípios gaúchos, a partir desta terça-feira (13), a possibilidade de adesão à ata de registro de preço das plataformas educacionais Elefante Letrado, Árvore e Plataforma Gamificada de Matemática. O anúncio foi feito em transmissão pelas redes sociais.

A ação tem o intuito de qualificar o processo pedagógico e incrementar o uso de novas ferramentas digitais no aprendizado dos estudantes das redes municipais interessadas, além de reforçar o regime de colaboração entre Estado e municípios. Na ocasião, Eduardo Leite apresentou as três plataformas que funcionam como suporte na implementação de metodologias ativas, promoção de democratização do acesso à educação e inclusão dos estudantes no mundo digital.

Também participaram do anúncio os secretários estaduais Claudio Gastal (Planejamento, Governança e Gestão), Luiz Carlos Busato (Articulação e Apoio aos Municípios) e Agostinho Meirelles (Apoio à Gestão Administrativa e Política), o deputado estadual Faisal Karam, o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Maneco Hassen, além de deputados estaduais, federais e representantes das 27 associações de municípios do Estado.

Para aderir as plataformas os municípios devem direcionar-se para a Central de Licitações (Celic) da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), informando o quantitativo que pretendem contratar e a manifestação do fornecedor com o aceite do contrato. Após a verificação dos requisitos, cabe ao órgão analisar a solicitação e deliberar.

 

Elefante Letrado

A plataforma Elefante Letrado foca nos anos iniciais do Ensino Fundamental, oferecendo livros, jogos interativos e relatórios de acompanhamento pedagógico. Com um acervo literário selecionado por curadoria especializada e organizado em níveis de proficiência, o Elefante Letrado reconhece e respeita os diferentes tempos e estilos de aprendizagem dos estudantes, desafiando-os a ampliar permanentemente suas habilidades de leitura e sua bagagem cultural.

As atividades pedagógicas constantes na plataforma estão alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, há possibilidade de gravação de áudio de leitura dos alunos e da realização de suas próprias produções escritas sobre as obras lidas.

A plataforma também apresenta aos professores e gestores relatórios sobre o envolvimento e a aprendizagem dos estudantes e turmas em relação à leitura, sendo um significativo instrumento complementar de avaliação e acompanhamento dos alunos. São 560 livros em português, de 174 autores e de 22 diferentes tipos de gêneros textuais.

 

Árvore

Para os anos finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio, a plataforma Árvore conta com um acervo literário de mais de 30 mil obras e recursos pedagógicos para professores e estudantes, além de estímulo e desenvolvimento da leitura em sala de aula.

A Árvore Livros oferece ferramentas pedagógicas que auxiliam o professor nas intervenções com os alunos, como os relatórios de leitura, a possibilidade de realizar indicações de livros, enviar atividades pela plataforma e ainda projetos e trilhas de leitura alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Referencial Curricular Gaúcho.

Os alunos têm acesso a um ambiente lúdico e inovador, que estimula a leitura de forma gamificada a partir das funcionalidades da plataforma. Além disso, na Árvore Livros os alunos têm a segurança de acessarem somente os livros indicados para sua faixa etária.

 

Plataforma Gamificada de Matemática

Estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio terão acesso a uma plataforma gamificada para o ensino-aprendizagem da matemática com base em jogos. A ferramenta visa despertar maior interesse e engajamento dos estudantes em todas as etapas da Educação Básica, ao abordar o pensamento computacional, trilhas de aprendizagem e aulas interativas, além da cultura digital.

fonte: Rádio Odisseia

Andressa de Oliveira

GUAPORÉ | Presidente da AGE participa de reunião que define início da Série B do Gauchão de Futsal

Artigo anterior

ARVOREZINHA | Governo municipal apresenta logomarca da gestão 2021/2024

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.