Portal de Notícias Correio do Mate
GeralNotícias

Estiagem faz com que Administração Municipal de Muçum leve água para propriedades rurais

A estiagem que assola praticamente todo Estado, faz com que a Administração Municipal, através das pastas de Obras e Viação e Agricultura e Produção trabalhem para minimizar os impactos

66Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

A estiagem que assola praticamente todo Estado, faz com que a Administração Municipal, através das pastas de Obras e Viação e Agricultura e Produção trabalhem para minimizar os impactos. Estão sendo abertos reservatórios para o acúmulo de água em algumas propriedades. Além disso, é levado água para as que registram escassez do recurso. As comunidades que necessitaram do serviço até então são: Linha Santo Isidoro, São Luiz e 13 de maio, além de parte do Bairro Fátima.

Em reunião realizada na última semana com a Emater/RS-ASCAR, onde participaram o técnico, Jairo Belini; e o representante regional, Alano Tonin; algumas medidas foram discutidas, bem como a possibilidade de, nos próximos dias ser decretada situação de emergência. Conforme levantamento e dados da Emater e da Agricultura e Produção, a cultura mais atingida no momento é a produção de milho para silagem. Dos 200 hectares plantados, mais de 40% já foram colhidos com baixo rendimento e baixa qualidade.

A soja tem estimativa de perda de 15% e se encontra em um cenário onde 5% está colhido, 50% em maturação, 40% na fase de enchimento de grãos e 5% em floração. Estima-se uma perda de 30% na colheita até o momento. Dos 850 hectares de milho produzido para comercialização de grãos, 15% foram colhidos, 15% está em fase de maturação, 50% em processo de enchimento de grãos, 18% está em fase de floração e 2% em desenvolvimento vegetativo. Até o momento estima-se uma perda de 15%.

Além disso, a produção leiteira enfrenta diversos problemas, tais como, escassez de água de qualidade, redução e baixo desenvolvimento das pastagens. As altas temperaturas causam um estresse e desconforto dos animais, principalmente o gado leiteiro. Diversas propriedades têm vertentes secando, diversos açudes estão secos e os demais com baixo nível de água.

Fonte: Prefeitura de Muçum

Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.