DestaqueNotícias

Expodireto Cotrijal: cooperativismo que gera resultados

0
Tempo de leitura: 1 minuto

No mês em que se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo (3 de julho), a força do sistema no segmento agropecuário é evidenciada na sua capacidade de aproximar os associados dos avanços tecnológicos e novas oportunidades de negócios, através de feiras como a Expodireto Cotrijal.

Realizada anualmente em Não-Me-Toque, a feira nasceu de um projeto arrojado, que em seis meses saiu do papel, mudando não somente a história da Cotrijal, cooperativa responsável pela organização, mas também da região, gerando desenvolvimento econômico e social.

A primeira edição, em março de 2000, foi organizada em tempo recorde, transformando, com recursos próprios, a antiga área experimental da cooperativa em um parque com toda infraestrutura necessária para receber público e expositores. “Nossa expectativa era de que a Expodireto cresceria gradativamente em um período de 10 anos. Conseguimos atingir o objetivo já na primeira edição”, relembra o presidente da Cotrijal, Nei César Manica.

Os 114 expositores, distribuídos em 32 hectares, comercializaram R$ 21 milhões e o público chegou a 41,1 mil pessoas já no primeiro ano. Em sua última edição, em 2020, a feira reuniu 573 expositores, em 98 hectares, recebendo 256 mil visitantes, de 71 países. O volume de negócios foi de R$ 2,6 bilhões.

Ao longo de suas 21 edições, a Expodireto Cotrijal também mostrou a força do cooperativismo na defesa dos interesses do produtor rural. Em 2003, por exemplo, grande movimento foi organizado durante a feira em defesa da liberação do plantio de transgênicos no país e que culminou com a aprovação da Lei de Biossegurança, dois anos depois.

Desde o princípio, a feira também abriu espaço para os debates envolvendo sucessão familiar nas propriedades, com programação para os jovens rurais. Nos últimos nove anos, acontece, na sexta-feira, fórum específico voltado para a juventude. “A feira tem esse papel agregador, reunindo tecnologias e oportunidades de negócios, mas também mostrando a força do cooperativismo, seja através de fóruns ou espaços como a Casa da Família Cotrijal, criada em 2009 com estrutura terceirizada e que desde 2014 tem prédio fixo, projetado especialmente para bem receber os nossos produtores”, avalia o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder.

PRÓXIMA EDIÇÃO – A 22ª edição da Expodireto Cotrijal está marcada para 7 a 11 de março de 2022.

Um pouco de história

Fonte: Assessoria de Imprensa da Expodireto Cotrijal

Andressa de Oliveira

DOUTOR RICARDO | Profissionais da educação participam de formação

Artigo anterior

Condomínio Avícola São Luis aloja primeiro lote

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.