Portal de Notícias Correio do Mate
EntretenimentoPolítica

Festa do Filó e Stimana Taliana de Doutor Ricardo são de relevante interesse cultural do RS

Por unanimidade, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (22), o Projeto de Lei 162/2017

300Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

Por unanimidade, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (22), o Projeto de Lei 162/2017, que reconhece a Festa do Filó e a Stimana Taliana, do município de Doutor Ricardo, como de relevante interesse cultural do Estado. A proposição é de autoria do deputado estadual Edson Brum (MDB).

Com a aprovação, ambas as comemorações serão incluídas no calendário oficial de eventos do Rio Grande do Sul. “Parte da história do município se relaciona diretamente com as atividades culturais, as músicas folclóricas e italianas, além da gastronomia, que fazem do filó e da Stimana Taliana um evento único. A cada ano, as festividades atraem um maior número de visitantes, inclusive, de fora do Brasil”, justificou o deputado.

Os filós ocorrem no município e em outras localidades com o objetivo de resgatar e valorizar os costumes, religiosidade, as tradições e outras manifestações deixadas pelos imigrantes italianos que chegaram na região por volta de 1910. Desde 2005, estes eventos começaram a ter maior notoriedade, principalmente pelos moradores de Doutor Ricardo.

Crédito da foto: Agência de Notícias/AL

Portal de Notícias Correio do Mate
Gemerson Rogerio Santos

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.