Notícias

FONTOURA XAVIER | Administração Municipal cria projeto “Adote uma Escola Municipal”

0
Tempo de leitura: 1 minuto

Esta semana, a Administração Municipal, através da Secretaria de Administração, chefiada pelo Secretário Rudinei Farias e a Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, representada pela professora Mírian Ortiz, lançaram o projeto “Adote uma Escola Municipal em tempos de pandemia Covid-19”.

Rudinei ressalta que o projeto será apresentado ao poder legislativo nos próximos dias e a adesão será lançada o mais breve possível. “Estou otimista quanto aos resultados vindouros desta ação social e educativa”, pontua.

Também, o projeto conta com o apoio da ACIF/CDL, Comércio Local, Cooperativas e Instituições Bancárias e das Escolas da Rede Municipal de Ensino.

De acordo com os idealizadores a rede municipal de ensino é formada por 10 escolas que oferecem a modalidade de ensino fundamental completo, localizadas em sua maioria nos distritos e localidades rurais. No contexto da Pandemia Covid19, o retorno previsto das aulas presenciais necessita, consideravelmente, de investimentos na estrutura física das escolas e em materiais essenciais de ensino, aprendizagem e manutenção escolar. O presente projeto consiste em buscar parcerias para adotar uma das escolas da rede municipal, visando minimizar as dificuldades financeiras vivenciadas.

A justificativa apresentada baseia-se no contexto vivenciado por toda a sociedade fontourense, que em tempos de pandemia tem atingido todas as áreas, especialmente a saúde e educação. Com a nova definição do governo estadual em decretar o retorno das aulas presenciais, embora os esforços da atual administração municipal, os recursos são insuficientes para maiores investimentos nas escolas, desta forma, buscou-se parcerias no comércio, cooperativa e instituições bancárias locais, para que cada entidade adote uma escola da rede municipal para ajudar financeiramente, pois isso irá possibilitar a qualificação dos espaços de aprendizagem.

Poderão aderir ao projeto, as pessoas jurídicas em geral, comércio local e regional, instituições bancárias, cooperativas e também pessoas físicas que darão sua contribuição para qualificar os ambientes escolares no que refere-se  a segurança e estrutura adequada para as comunidades escolares, ou seja, melhorando os pátios, cozinhas, banheiros, salas administrativas e salas de aula, para melhor acolher professores, funcionários e estudantes, e também auxiliar na manutenção da aprendizagem, por meio de investimentos em ações e materiais para expediente e didáticos necessários ao bom funcionamento das aulas e boas condições de higienização escolar.

Objetivos do projeto:

Incentivar a participação do comércio local, cooperativas e instituições bancárias nas ações que envolvem a Educação dna rede municipal de ensino.

Qualificar os ambientes escolares para oportunizar a segurança e estrutura adequada a toda comunidade escolar, melhorando os pátios , cozinhas, banheiros e salas administrativas e salas de aula para melhor acolher professores, funcionários e estudantes.

Auxiliar na manutenção da aprendizagem, por meio de investimento em ações e materiais para expediente e didáticos necessários ao bom funcionamento das aulas e boas condições de higienização escolar.

Ações propostas
-Cercamento, arborização, jardinagem dos pátios 
escolares
-Qualificação de hortas escolares;
-Qualificação de espaços para práticas esportivas escolares
-Pinturas e reparos prediais
-Aquisição de computadores e impressoras
-Aquisição de materiais de limpeza e higiene
-Aquisição de uniforme ou fardamento escolar
-Aquisição de materiais didáticos e de expediente 
-Aquisição de livros literários e jogos didáticos
-Aquisição de materiais esportivos

De acordo com o Secretário Rudinei de Farias, o projeto será de suma importância, uma vez que irá auxiliar e beneficiar a todas as comunidades.

A diretora pedagógica Mírian Ortiz, que auxiliou na elaboração do projeto, comemora a iniciativa do Secretário e ressalta que os tempos são difíceis e esta é uma oportunidade da sociedade participar efetivamente da gestão das escolas e promover a cidadania.

 Escrito por: ClicNews/ Gabrieli Quevedo Moreira

Andressa de Oliveira

COQUEIRO BAIXO | Obras da ligação asfáltica em direção a Nova Bréscia

Artigo anterior

VALE DO TAQUARI | Rota turística Pelos Caminhos do Pão e do Vinho

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.