GeralNotícias

FONTOURA XAVIER | Aulas via rádio iniciaram nesta quinta-feira (22)

0
Tempo de leitura: 1 minuto

A Secretaria Municipal de Educação , Cultura e Turismo, iniciou no mês de abril, a utilização de mais uma ferramenta didática que busca maior cobertura e entendimento das atividades dedicadas aos alunos da rede municipal de ensino, as aulas complementares via rádio.

Esta ação educativa foi pensada e proposta pela Secretária Municipal, professora Laudete Bortoncello Nunes que, preocupada em qualificar e inovar às práticas pedagógicas durante a Pandemia COVID 19, ousou em lançar este desafio no município de Fontoura Xavier, pois de acordo com ela é uma boa prática que já acontece em várias cidades do País.

A pandemia da Covid-19, forçou estados e municípios a suspenderem as aulas presenciais como forma de evitar a proliferação da doença. Assim, o conteúdo transmitido por meio do rádio pode alcançar alunos que não possuem acesso à internet ou, até mesmo, o aparelho celular.

Sendo assim, a proposta foi aceita pelo Departamento Pedagógico da SMECT e pelos gestores escolares, que não mediram esforços para, juntamente com os professores realizar a atividade, que foi divulgada pelas duas rádios locais: Rádio Guamirim e Rádio Cultura.

De acordo com a Secretária, os professores envolvidos nesta primeira etapa foram escolhidos pelo brilhante trabalho já desempenhado nas escolas onde atuam, sendo característica destes o protagonismo e comprometimento.

A diretora pedagógica da SMECT, professora Mírian Silva Ortiz, realizou formação pedagógica de planejamento e orientações para as gravações e relata que, desde o princípio percebeu que a ideia foi  bem acolhida pelos professores indicados, pois todos entenderam a intencionalidade dos programas de rádio, que é o melhor entendimento dos conteúdos escolares.

Após a reunião, os professores passaram a gravar as orientações via celular e enviar para posterior montagem. Os programas foram ao ar nos dias 22 e 23 nos horários previamente divulgados em vinhetas via rádio. A Diretora Pedagógica Mirian avalia que a ação foi exitosa, pois já houve manifestação de pais e alunos que a explanação dos professores auxiliou muito na compreensão das atividades escolares remotas.

Nos referidos programas de rádio, optou-se por iniciar esta ação com os anos iniciais do Ensino Fundamental, e também a Educação Infantil e o CAEE-Centro de Atendimento Educacional Especializado. Foram explanados os conteúdos básicos e as orientações sobre o preenchimento das atividades referentes ás remessas de atividades impressas, que cada criança recebe para preencher em casa, pois muitas vezes, a realidade geográfica de algumas localidades apresenta entraves ao acesso a internet e WhatsApp.

Os coordenadores pedagógicos da SMECT responsáveis pelo CAEE, Educação Infantil e anos iniciais, professores Cátia Ferreira de César e Juarez José Pagnussato comemoram o desempenho dos professores na atividade realizada, juntamente com as demais coordenadoras, Loiri Marca, Denise dos Santos, Lisiane Zanotelli e a Secretária Adjunta Joselice Pedroso de Morais, que enfatizou a importância de somar esforços no sentido de minimizar as fragilidades do processo de aprendizagem que ocorre devido a impossibilidade de aulas presenciais.

Pretende-se que, enquanto as aulas presenciais não iniciem, ocorra um programa mensal, com as orientações sobre as atividades impressas. O próximo passo será desafiar os educadores dos anos finais do ensino fundamental para que participem também, para que ocupem este espaço. Ainda, a Secretária enfatiza que mesmo sendo um pouco mais independentes, os alunos adolescentes muitas vezes também tem dificuldade para realizar e preencher adequadamente os polígrafos.

“Estou realizada com o sucesso alcançado, e espero, sinceramente que, cada vez mais  educadores venham somar-se conosco! São tempos difíceis, mas juntos seremos mais fortes”, destaca a secretária Laudete.

“Parabenizo as escolas, seus gestores e agradeço de forma muito especial esse grupo destes primeiros professores que abraçaram a causa e mostraram que é possível sim, sempre dar um passo a mais rumo a Educação de qualidade. A aprendizagem também acontece pelas ondas do rádio”, finaliza a Secretária.

fonte: Clic News

Andressa de Oliveira

ALTO ALEGRE | Prefeito Avelino toma posse como presidente na Junta Militar

Artigo anterior

Sicredi realiza primeiros sorteios da Promoção 40 Anos, 40 Prêmios

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Mais Geral