GeralNotíciasSaúde

FONTOURA XAVIER | Dia Mundial da Saúde: Exercício Físico x Covid-19

0
Tempo de leitura: 1 minuto

Após um ano tão atípico, em meio a uma pandemia a nível Mundial, que preocupa governantes nos quatro cantos da Terra, a pauta denominada “exercício físico” tem sido discutida com frequência. Diversos estudos comprovaram a eficácia do exercício físico na prevenção e após o Covid-19.

Nesta semana a reportagem do ClicNews conversou com a profissional de Educação Física Luana Brum, que destacou alguns pontos sobre a importância do Exercício Físico para a saúde do indivíduo, principalmente no período de pandemia.

De acordo com Luana, exercício físico é remédio. “Os benefícios proporcionados pelos exercícios físicos sejam no corpo ou na mente são inúmeros”, pontua.  O aumento da aptidão física pode prevenir diversas doenças, como problemas cardíacos, obesidade, diabetes e câncer, além de melhorar o humor, autoestima e diminuir a chance de desenvolver transtornos psiquiátricos como depressão e ansiedade entre tantos outros.

“A fonte da juventude está muito relacionada ao nosso estilo de vida portanto o preço a ser pago por sua saúde é muito menor ao que se paga por suas doenças”, enfatiza.

Exercícios Físicos e a Covid-19

A profissional ressalta que nunca ficou tão explicito a importância do exercício físico. “Diariamente vemos e ouvimos que a Covid tem ceifado milhares de vidas, mas, recentes estudos mostram que durante após o exercício físico são liberadas citocinas pró e anti-inflamatórias, aumento da circulação de linfócitos e recrutamento celular, o que ajuda numa menor incidência, sintomas e mortalidade decorrente do COVID”, explica.

A infecção pelo corona vírus tem deixado inúmeras sequelas em seus pacientes, alguns se recuperam mais rápido já outros não, mas a ciência já mostrou algumas técnicas que podem contribuir para a recuperação do organismo pós-infecção pelo Covid-19.

Técnicas de “controle respiratório” visam normalizar os padrões respiratórios e aumentar a eficiência dos músculos respiratórios (incluindo o diafragma), resultando em menos gasto de energia, menos irritação das vias aéreas, fadiga reduzida e melhora da falta de ar.

Luana enfatiza que exercícios físicos moderados podem ser grandes aliados na recuperação. Todavia, é importante ressaltar que o retorno deve ser gradual e de preferência com acompanhamento de profissionais habilitados, tanto médico como profissional de educação física. “Cada caso impõe recomendações diferentes”, acrescenta.

A educadora indica a todos que desejam realizar exercícios físicos pós Covid-19, ou durante, que seja gradualmente, resumindo, com calma e paciência. “É muito importante ouvir o seu corpo e ter uma retomada de exercícios físicos mais lenta e gradual. Mas lembre-se que no tempo ideal, é fundamental o seu retorno”, conta.

“Consequentemente se você tem um estilo de vida sedentário automaticamente sua taxa de mortalidade aumenta caso você seja hospitalizado, portanto, a prática regular de exercícios com consciência é um dos pilares da saúde e do bom funcionamento do sistema imune, algo fundamental para esse momento em que vivemos”, finaliza Luana Brum.

 

 Escrito por: ClicNews/ Gabrieli Quevedo Moreira

Andressa de Oliveira

ANTA GORDA | Orientação aos motoristas quanto ao cuidado com suas cargas ao transitarem nas vias do Município

Artigo anterior

ITAPUCA | Município tem 16% da população vacinada contra covid-19

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Mais Geral