GeralNotícias

FONTOURA XAVIER | Semana de Levantamento Rápido de Índices para a Aedes Aegypti (LIRAA) é realizado no município

0
Tempo de leitura: 1 minuto

Nesta segunda-feira (24) a Secretaria de Saúde do município de Fontoura Xavier, representada pelo grupo de Agentes de Saúde e pelo Departamento Epidemiológico do município, ocorreu o Levantamento Rápido de Índices para a Aedes Aegypti (LIRAa).

De acordo com o Agente Epidemiológico, Igor de César, as visitas são trimestrais. Na data de hoje, o sistema brevê 226 visitas em mais de 20 quarteirões, as casas são visitadas de forma intercaladas.

Ao todo, 23 Agentes de Saúde estão atuando na fiscalização. São mais de 2,3 mil imóveis em todo o município e 140 quarteirões, a meta do Ministério da Saúde é de que todas essas casas recebam atenção, ou pelo menos, o bairro ou vizinhança.

No momento, o município está considerado “infestado”, pois já possui focos que foram registrados no mês passado. Na oportunidade, o Fiscal pede que a população redobre a atenção e os cuidados. “Virar garrafas, limpar calhas, cuidado com pneus e qualquer tipo de água parada. Vale ressaltar também, a higiene com potes, vasos, entre outros recipientes, inclusive os bebedouros de animais”, frisa.

O ciclo de transmissão da dengue se inicia quando o mosquito Aedes aegypti, vetor da doença no Brasil, pica uma pessoa infectada. O vírus multiplica-se no intestino médio do vetor e infecta outros tecidos chegando finalmente às glândulas salivares. Uma vez infectado o mosquito é capaz de transmitir enquanto viver. Não existe transmissão da doença através do contato entre indivíduos doentes e pessoas saudáveis. Após a picada do mosquito, inicia-se o ciclo de replicação viral nas células estriadas, lisas, fibroblastos e linfonodos locais, a seguir ocorre a viremia, com a disseminação do vírus no organismo do indivíduo. Os primeiros sintomas como febre, dor de cabeça e mal-estar surgem após um período de incubação que pode variar de 2-10 dias. Uma vez infectada por um dos sorotipos do vírus, a pessoa adquire imunidade para aquele sorotipo específico.

A maioria dos cuidados que devem ser tomados dentro de casa para evitar a proliferação do Aedes aegypti envolve atenção aos objetos que podem acumular água. Esses locais costumam ser escolhidos pelos mosquitos para depositar ovos e reproduzir. Assim, é preciso:

  • fechar muito bem as lixeiras e qualquer possível depósito de água, como potes, tambores, filtros, tanques e caixas d’água, pois o mosquito é bem pequeno e uma mínima fresta já é suficiente para que ele consiga colocar ovos;

  • preencher os pratos de vasos de plantas com areia ou lavá-los semanalmente com o auxílio de bucha e sabão para eliminar os ovos do mosquito por completo;

  • lavar os bebedouros de animais domésticos com esponja e trocar a água pelo menos uma vez por semana.

    Nas partes externas da casa, também é preciso seguir algumas recomendações, como:

    • cobrir piscinas e manter a água sempre tratada. Deixar a lona bem esticada para evitar a formação de poças d’água;

    • limpar ralos e canaletas externas;

    • destinar pneus inutilizados à equipe de limpeza pública ou armazená-los em local protegido da chuva;

    • manter as calhas e lajes sempre limpas;

    • guardar garrafas vazias sempre viradas de boca para baixo;

    • eliminar a água acumulada em plantas como bromélia, babosa e espada de São Jorge.

 Escrito por: ClicNews

Andressa de Oliveira

Cerfox realiza entrega de impressora ao Centro de Educação Municipal

Artigo anterior

SOLEDADE | Mulher de 49 anos é o 60º óbito em decorrência da Covid-19

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Mais Geral