Notícias

FORTALEZA DOS VALOS | “Saúde foi e sempre será nossa prioridade”

0
Tempo de leitura: 1 minuto

“Somos o 4° Lugar no Estado no Programa Previne Brasil”, salienta a Prefeita de Fortaleza dos Valos, Marcia Rossatto Fredi.

Segundo ela o Ministério da Saúde escolheu o ano de 2022 para começar a fazer o pagamento por desempenho do Previne Brasil, com base nos resultados alcançados por cada município brasileiro. “Esse é um dos componentes do programa de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), que determina o valor que as gestões municipais devem receber em repasses federais”, pontua.

 

INDICADORES QUE SÃO AVALIADOS

Segundo a Prefeita o 1º indicador são as consultas de Pré-Natal onde tem que haver uma proporção de gestantes com mínimo de 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação; o 2º são exames Sífilis e HIV Pré-Natal onde a proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; 3º é a consulta odontológica Pré-Natal em que a proporção de gestantes com 1 atendimento odontológico realizado; Peso 2. O 4º é a coleta de CP Mulheres de 25 a 64 Anos onde este a cobertura de exame Citopatológico nos últimos 36 meses; o 5º é para a Vacina Pólio e Penta menores de 1 ano em que a cobertura vacinal de Poliomielite inativada e de Pentavalente; Peso 2. Já o 6º é um olhar para os hipertensos com PA Semestral onde o percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre, 2 verificações no ano, nos últimos 12 meses; Peso 2. E o 7º é com relação aos diabéticos com Hemoglobina Glicada em que o percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicosilada, realização de 1 exame nos últimos 12 meses.

“Todos tem Avaliação Quadrimestral. Sendo que o município de Fortaleza dos Valos, alcançou a nota de 9,49”, destaca.

Ela avalia que graças ao trabalho comprometido das equipes da atenção básica, os indicadores atingiram números satisfatórios. “Nos deixando em quarto lugar no estado, mostrando assim que somos um município que se preocupa com a saúde preventiva, das nossas gestantes, hipertensos, diabéticos, crianças e população em geral”, conclui.

Andressa de Oliveira

Chuvas atrapalham semeadura das culturas de inverno no Rio Grande do Sul

Artigo anterior

ESPUMOSO | Jantar dos Namorados marcado por posse da Rainha e diretoria do Clube União

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.