A elite da arte suave do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai esteve competindo nos dias 29 de fevereiro e 1º de março na Capital do Turismo do Rio Grande do Sul. Em Gramado, mais de 600 lutadores de jiu-jítsu se reuniram para encarar o South America – Continental Pro Abu Dhabi. O evento, com representantes de 85 equipes, aconteceu no Ginásio Municipal de Esportes Perinão com a presença de um bom público. Entre a “nata” da modalidade estavam atletas da Academia Garra Team Guaporé e Muçum. Larissa Severo, Rafael Fincato, Mídia Fernandez, Renan Branco, Lucas Brando e Marcelo Rossetto trouxeram para casa medalhas de ouro, prata e bronze.
“Retornamos de Gramado com a sensação de dever cumprido e desempenho satisfatório. Claro que queríamos mais, mas cada medalha conquistada é de grande valia para nós”, destacou o professor Rossetto.
Fincato, na categoria Faixa Cinza Sub-8, obrigou-se a subir de categoria. Ele, que compete até os 26 Kg, lutou contra adversários de até 30 Kg e não decepcionou. Com garra e determinação, o pequeno chegou a decisão e garantiu a prata para os guaporenses. Na categoria Feminino/Branca/Adulto – 70 Kg, Larissa chegou às semifinais da competição, mas acabou derrotada e não figurou na finalíssima. Na disputa pelo terceiro lugar, a lutadora da “Capital da Hospitalidade” conseguiu a vitória e estampou a medalha de bronze no peito. Midia, estreante da categoria Feminino/Azul/Adulto/62 Kg, venceu com propriedade duas lutas, chegando na disputa pelo ouro. Porém, encarando uma adversária mais experiência, a guaporense não repetiu o feito dos outros jogos e encerrou com a segunda colocação.
“São três novos talentos que a Garra Team Guaporé está lapidando. Se dedicam e treinam muito. A comunidade vai ouvir falar muito destes atletas que honram o jiu-jítsu quando estão no tatame”, disse o professor.
Sem adversários na categoria Masculino/Roxa/Master/77 Kg, Renan subiu para confrontar lutadores até 85 Kg. Encarando atletas de ponta no cenário sul-americano, ele chegou até a grande decisão. Desgastado da semifinal, vendeu caro o título e concluiu o campeonato em segundo. O professor da Garra Team Muçum ainda viu seu aluno Lucas Brando subir no lugar mais alto do pódio. Na categoria Masculino/Teen/Branco/72 KG, Brando não deu chances para ninguém.
“Meteu pressão e apresentou um jogo muito forte. O garoto, que trouxe o tão esperado ouro para a Garra Team, tem futuro na modalidade”, afirmou Rossetto.
Optando por lutar na categoria 69 Kg (baixou 8 Kg em 10 dias), o professor da Garra Team Guaporé não conquistou medalha na Serra Gaúcha. Encarando muitos faixas preta de elite, Rossetto perdeu pontos importantes ao longo dos combates.
“A medalha não veio, mas não é motivo para lamentação. Foco nos treinamentos que temos um longo ano de competições pela frente. Agradeço aos apoiadores e peço desculpas por não ter conquistado nenhuma medalha. Na próxima, espero dar alegrias a todos”.
A Garra Team, com lutadores de Bento Gonçalves, Guaporé e Muçum, concluiu o South America – Continental Pro Abu Dhabi na nona posição na classificação geral.
Fonte: Rádio Aurora 107.1 FM