Notícias

Gerentes e técnicos da Sede e Unidades tem primeiro contato com a Plataforma SmartCoop

0
Tempo de leitura: 1 minuto

Antes de acessar a ferramenta, Cristiano explanou aos gerentes, técnicos e agrônomos da Sede e Unidade a importância dos mesmos trabalharem o associado para que se capacite e entenda sobre o papel da SmartCoop: “ Como vocês sabem, por quase dois anos estive representando a Cotriel no desenvolvimento desta plataforma. Tem várias ferramentas como previsão do tempo, cotação dos produtos, venda de grãos e outras tantas funcionalidades, que levarão tempo para que todos assimilem a sua importância, mas que vão entender que será mais uma forma de nos aproximarmos do nosso associado”, lembrou.

Assista aqui a entrevista de Cristiano e Raí Schawlbert, gerente da plataforma os quais falam sobre sua importância.

 

 

Sobre a SmartCoop

O sistema, que teve a participação de 30 das maiores cooperativas agropecuárias do RS, congrega as cooperativas e milhares de produtores em um ecossistema de inovação digital. São elas: Languiru, Santa Clara, CAAL, Cotrisul, Camnpal, Camal, Piá, Coagrijal, Coomat, Cotricampo, Cotrisel, Cotrijuc, Cooperoque, Cotrirosa, Coopermil, Coopatrigo, CCGL, Agropan, Cotribá, Cotrijal, Cotriel, Coagrisol, Cotripal, Cotrisoja, Cotrifred, Coagril, Cotrisal, Coopibi, Cotapel e Coasa.  O projeto está à disposição de uma rede de 173 mil produtores que, juntos, concentram 50% da safra de grãos do Rio Grande do Sul.

O desenvolvimento da SmartCoop levou dois anos e foi alvo do trabalho de dezenas de profissionais das cooperativas do RS. O projeto teve início um pouco antes da viagem de uma delegação de dirigentes e técnicos ao Vale do Silício (EUA), e depois, à Alemanha, onde acompanharam o desenvolvimento da digitalização de 294 cooperativas. Construída pela empresa de soluções de tecnologia Meta e desenvolvida por técnicos das cooperativas, a SmartCoop tem uso em versão para desktop e aplicativo para celular. Voltado para o trabalho de campo, permite alimentação off-line, driblando um dos grandes entraves das propriedades rurais brasileiras que é o fraco sinal de internet em áreas rurais.

A SmartCoop integra em uma mesma plataforma centenas de dados que alimentam e orientam todos os processos de gestão de uma propriedade rural, do apoio comercial à assistência técnica (ver box). Ao aderir, o produtor passa a receber, em tempo real, atualizações de dados que alimentam um grande banco de inteligência artificial em que decisões essenciais são tomadas de modo a otimizar a competitividade da produção primária. Por exemplo, uma previsão meteorológica de chuva processada no sistema pode acionar ou travar uma aplicação de defensivo, aumentando a efetividade da aplicação dos recursos. Por outro lado, um diagnóstico por imagem da produtividade da soja via satélite em determinado talhão pode ajudar o produtor a manejar seu solo. Agilidade que pode significar ganhos reais para o produtor, uma vez que, de posse dos dados, pode melhorar sua rentabilidade.

Andressa de Oliveira

GUAPORÉ | Agricultor vê residência ser consumida pelas chamas na zona rural

Artigo anterior

Associados recebem prêmios do Aplicativo Produtor é Mais da Cooperativa

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.