GeralNotícias

Governador Leite debate medidas de restrição com líderes de entidades

0
Tempo de leitura: 1 minuto

O governador Eduardo Leite recebeu, na tarde desta terça-feira (7/4), lideranças de entidades, acompanhadas do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo. O encontro teve o objetivo de debater as medidas de restrição do atual decreto do governo do Estado para o enfrentamento à Covid-19.

Os diretores da Fecomércio, da Fiergs, da Federasul e do Lide, representando lojistas e o setor do comércio, entregaram um documento ao governador com uma sugestão de protocolo a ser analisado para viabilizar a abertura gradual das atividades no Estado.

Ao considerar o decreto que estabelece o fechamento do comércio até o dia 15 de abril, as entidades apresentaram argumentos para defender a retomada das atividades comerciais. Sugerem, por exemplo, que o comércio seja retomado aos poucos, seguindo regras e cuidados, como evitar a formação de filas, limitar o número de clientes em cada estabelecimento, horários diferenciados e outras condições que sejam consideradas adequadas.

O governador ouviu os argumentos e reiterou que as ações preventivas determinadas até agora têm como base, especialmente, os dados em relação à disseminação do coronavírus e a estrutura disponível na rede hospitalar.

Em ambos os pontos, o cenário até os últimos dias era de muitas incertezas, em função do número reduzido de testes disponíveis, da enorme dificuldade encontrada por vários países para a compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), e da insegurança em relação ao recebimento de cerca de 200 novos leitos de UTI equipados com respiradores do Ministério da Saúde.

Segundo o governador, esse cenário apresentou leve evolução positiva nesta semana. O Estado começou a distribuir os 49 mil kits de testagem recebidos do Ministério da Saúde, assinou parceria com a UFPel para pesquisa envolvendo 20 mil testes e está firmando contrato com um laboratório e com universidades para ampliar a testagem e ter dados mais concretos sobre a evolução da doença em cada região. Além disso, hoje houve a confirmação da disponibilidade de equipamentos de UTI para locação pelo Estado de empresa conveniada.

“É um conjunto de dados que vai nos dar melhores condições de segurança para administrar a questão da política de distanciamento social, mas qualquer decisão sobre prorrogação ou não das restrições vai ser tomada, principalmente, com base nesses dois itens: monitoramento dos dados de contágio e o fortalecimento da estrutura hospitalar”, explicou o governador.

Outro dado importante é o nível de ocupação dos leitos, informação que exige a participação ativa de todos os hospitais que atuam no atendimento a pacientes da Covid-19, com o preenchimento diário de dados que permitam ao Estado controlar em tempo real a situação em cada município ou região e estabelecer medidas gerais ou específicas.

A partir das próximas análises, feitas diariamente e debatidas com exaustão pelos comitês criados e pelo Gabinete de Crise, o governo do Estado terá novos subsídios para definir quais as medidas poderão seguir em curso ou serem alteradas a partir do fim dos prazos estabelecidos, entre as quais a questão do comércio, que por enquanto vigora até 15 de abril.

Fonte: Governo do Estado

Andressa de Oliveira

Convênio entre MP e governo do RS reforça estrutura da saúde em hospitais de quatro regiões do Estado

Artigo anterior

Governo libera saques de até R$ 1.045 no FGTS e extingue PIS-PASESP

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Mais Geral