GeralNotícias

Governo distribuirá 25 mil testes rápidos para identificar casos de coronavírus

0
Tempo de leitura: 1 minuto

O governo do Estado começa a distribuir a partir da próxima quarta-feira (15) um lote de 25 mil testes rápidos sorológicos para identificação de novos casos de coronavírus no Rio Grande do Sul. Cada caixa contém 20 testes individuais, e os 497 municípios gaúchos receberão os kits de acordo com a população e o número de casos confirmados.

Os testes serão realizados com prioridade em profissionais da saúde, da segurança e do sistema penitenciário. Pessoas que tiveram contato direto com profissionais desses grupos que testarem positivo para a Covid-19 também receberão prioridade para o exame.

Em transmissão ao vivo realizada na tarde desta segunda-feira (13), o governador Eduardo Leite explicou que se trata de um lote inicial enviado pelo Ministério da Saúde e que mais testes serão disponibilizados em um segundo momento. “Isso permitirá uma melhoria no monitoramento do vírus no Estado e a identificação de novos casos”, disse.

Para a realização do teste rápido sorológico, é necessária a coleta de apenas uma gota de sangue, e o resultado fica pronto em até 20 minutos. Ele detecta a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o coronavirus.

DISTRIBUIÇÃO POR MUNICÍPIOS

• 231 cidades com menos de 5 mil habitantes: pelo menos 1 caixa
• 157 cidades entre 5 mil e 20 mil habitantes: pelo menos 2 caixas
• 65 cidades entre 20 mil e 50 mil habitantes: pelo menos 3 caixas
• 25 cidades entre 50 mil e 100 mil habitantes: pelo menos 4 caixas
• 19 cidades acima de 100 mil habitantes*: pelo menos 7 caixas
* Porto Alegre receberá 114 caixas

Caixas extras:
• 81 municípios com casos confirmados: mais 1 caixa
• 12 municípios com mais de 200 mil habitantes: mais 2 caixas
• 4 municípios com mais de 300 mil habitantes: mais 2 caixas
• 10 municípios com mais de 10 casos confirmados: mais 5 caixas
• 4 municípios com mais de 20 casos: mais 4 caixas

Fonte: Secretaria da Saúde

Andressa de Oliveira

Estado recebe R$ 260,8 milhões de recurso extra do Ministério da Saúde

Artigo anterior

Estado decreta obrigatoriedade de registro de pacientes com Covid-19 para hospitais públicos e privados

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Mais Geral