Portal de Notícias Correio do Mate
GeralNotícias

Governo divide RS em 20 regiões e coloca Lajeado e Passo Fundo em alerta

Proposta de distanciamento social controlado será anunciada nesta quinta-feira pelo governador Eduardo Leite

355Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

O modelo de distanciamento social controlado que será anunciado nesta quinta-feira pelo governador Eduardo Leite deverá indicar que duas regiões do Estado já começam esta nova fase de enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Rio Grande do Sul com bandeira vermelha.

No novo formato de trabalho, o Estado foi dividido em 20 regiões distintas, onde as regras de distanciamento social serão aplicadas de maneira independente a partir da classificação de cada área. Entre os critérios a serem avaliados estão aspectos como leitos de UTIs e número de contaminados.

• Saiba mais: Documento mostra o novo modelo de distanciamento social controlado no RS

As regiões de Passo Fundo e Lajeado já estão classificadas com bandeira vermelha. Os municípios são, respectivamente, as cidades com o segundo e o terceiro maior número de diagnósticos positivos para a Covid-19 no RS. Segundo o governo, essas áreas precisam de maior atenção para evitar que a doença se propague e a capacidade de atendimento acabe se esgotando.

Somente nesta quarta-feira, Lajeado reportou mais 21 casos da doença e Passo Fundo outros cinco. Até agora, são 11 mortes em Passo Fundo e quatro em Lajeado.

O esquema de bandeiras a ser apresentado nesta quinta-feira também deve sofrer uma alteração do que foi inicialmente planejado. A verde não será mais utilizada. Serão abordadas as cores amarelo, laranja, vermelho e preta. A divulgação sobre qual bandeira passa a ser adotada por cada região será semanal, aos sábados, mas a captação dos dados sobre a situação de cada local será diária.

Outras nove regiões já iniciam o novo modelo na bandeira laranja, são elas Santa Maria, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Palmeiras da Missões, Erechim, Pelotas, Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul.

A apresentação está marcada para as 14h desta quinta-feira, quando Leite deverá detalhar o modelo do novo decreto a ser assinado. Já o distanciamento controlado será anunciado oficialmente em 5 de maio. Até o dia 2, entidades poderão apresentar contribuições.

Fonte: Correio do Povo

Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.