GeralNotícias

Governo institui programa para estimular e valorizar a inovação em cadeias produtivas tradicionais

0
Tempo de leitura: 1 minuto

Coordenado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), foi instituído o programa Produtos Premium do Estado do Rio Grande do Sul. A iniciativa pretende estimular e valorizar a estratégia de agregação de valor – não vender um produto na sua forma básica, mas acrescentando uma ideia, uma tecnologia ou um novo conceito. É uma alternativa de diferenciação, incentivando a incorporação de inovação e do conhecimento nas cadeias produtivas tradicionais do Estado.

O Decreto 55.515, que institui o programa, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (1°/10), foi assinado pelo governador Eduardo Leite na quarta-feira (30/9). “Queremos estimular e valorizar os produtos desenvolvidos no Estado que têm alto valor agregado, evidenciando que o Rio Grande do Sul é inovador em sua economia”, afirmou o secretário da pasta, Luís Lamb, reforçando as ações protagonizadas pela Sict por meio do programa, como o edital Techfuturo e os Casos de Sucesso de Inovação.

Além disso, o Produtos Premium quer reconhecer empreendimentos que buscam a estratégia de agregação de valor a mercadorias; apoiar o empreendedorismo inovador e a competitividade nas empresas do RS; estimular ações inovadoras nas cadeias produtivas de setores tradicionais do RS; fomentar inovações em produtos, processos, gestão e/ou marketing e promover os produtos de alto valor agregado do Rio Grande do Sul.

Caracterizado por ações multidisciplinares e transversais, o programa será composto também pelas secretarias da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural; Desenvolvimento Econômico e Turismo; Meio Ambiente e Infraestrutura; e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

• Clique aqui e acesse o Decreto 55.515, publicado no Diário Oficial do Estado de 1º/10/2020.

 

AÇÕES DO PROGRAMA PRODUTOS PREMIUM JÁ EM ANDAMENTO

Edital Techfuturo
Com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras e estimular setores estratégicos da economia, o programa Produtos Premium convida empresários de agroindústrias a se inscreverem, até 29 de outubro, no edital Techfuturo. O financiamento, no valor de R$ 5,6 milhões, é destinado a iniciativas voltadas a uma das seguintes tecnologias portadoras de futuro:
– Manufatura avançada
– Computação em nuvem
– Software e hardware, incluindo blockchain
– Internet das coisas
– Materiais avançados
– Eletrônica e ótica avançada
– Biotecnologia
– Sistemas de energia
– Dispositivos web e comunicação
– Inteligência artificial
– Conectividade

• Clique aqui e acesse o edital do Techfuturo.

Casos de Sucesso de Inovação RS 2020
Para casos já implantados, como produtos de alto valor agregado no setor de alimentos e bebidas, o programa Produtos Premium promove o chamado público Casos de Sucesso de Inovação RS 2020. Até 24 de outubro, agroindústrias podem inscrever suas histórias de atuação na busca por soluções tecnológicas inovadoras e seus resultados na criação de produtos e processos mais competitivos.

• Clique aqui e acesse o regulamento.

Texto: Ascom Sict

Sandra Meotti

Governo publica portaria que amplia programa de voluntariado na área ambiental

Artigo anterior

DetranRS abre sala de provas extra e amplia força-tarefa de exames teóricos

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Mais Geral