Tempo de leitura: 1 minuto
As redes municipal e estadual de ensino, foram convidadas para uma dinâmica envolvendo o trabalho artístico feito no muro da indústria Decibal Móveis. Através do grafite, de autoria dos artistas Rafael “Apa” Ferreira e Guilherme “Ufa” Cavion, de Caxias do Sul, a empresa conta a história e enaltece a cultura de Muçum. A obra, toda subsidiada pela empresa, sem patrocínios e custos ao Poder Público, segue uma sequência de fatos que retratam a colonização, religiosidade, festividades e engenharia militar, uma das principais marcas da Princesa das Pontes.
A atividade com os estudantes ocorre em duas fases. A primeira contempla parte dos alunos do Ensino Infantil ao Ensino Médio da rede municipal. Após, o mesmo acontece com os alunos da Escola Estadual Souza Doca. Para a secretária de Educação, Cristiane Di Domenico, além de conhecer a arte de rua, presente em grandes cidades, a ideia é encontrar uma forma alternativa de ensinar mais sobre o município. “O Rafael e o Guilherme contaram sua história e explicaram um pouco sobre o trabalho que fazem. Eles reforçaram o que é trabalhado em sala de aula e se refere a nossa cidade”, destaca.
O principal objetivo da Decibal, que neste ano chega ao seu quadragésimo aniversário, é presentear o município. O empresário, Nelson Civardi, salienta que a homenagem retrata a história da colonização e preserva a memória da imigração que colonizou a região. Para Civardi, a dinâmica com as escolas integra a comunidade, oportunizando aos alunos a vivência da arte. “Outro foco importante é fomentar o turismo cultural agregando atração diferenciada na localidade e democratizar a cultura, criando um espaço de arte acessível à toda população”, ressalta o empresário, que pede a comunidade, para que cuide do muro, evite pichações ou qualquer outra avaria.
A Administração Municipal e a Secretaria da Educação, agradecem o convite feito pela indústria. “Tenho certeza que este é um momento a ser eternizado na memória de nossos educandos, assim como de todos que tiveram oportunidade de participarem. Nosso muito obrigado a Decibal”, finaliza Cristiane.
O que é o Grafite?
A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes. Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano. Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.
Ele foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Hoje, o estilo nacional é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.
Fonte: Prefeitura de Muçum