Portal de Notícias Correio do Mate
GeralNotícias

Grafite em muro de empresa, conecta alunos à história de Muçum

As redes municipal e estadual de ensino, foram convidadas para uma dinâmica envolvendo o trabalho artístico feito no muro da indústria Decibal Móveis

112Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate
As redes municipal e estadual de ensino, foram convidadas para uma dinâmica envolvendo o trabalho artístico feito no muro da indústria Decibal Móveis. Através do grafite, de autoria dos artistas Rafael “Apa” Ferreira e Guilherme “Ufa” Cavion, de Caxias do Sul, a empresa conta a história e enaltece a cultura de Muçum. A obra, toda subsidiada pela empresa, sem patrocínios e custos ao Poder Público, segue uma sequência de fatos que retratam a colonização, religiosidade, festividades e engenharia militar, uma das principais marcas da Princesa das Pontes.
A atividade com os estudantes ocorre em duas fases. A primeira contempla parte dos alunos do Ensino Infantil ao Ensino Médio da rede municipal. Após, o mesmo acontece com os alunos da Escola Estadual Souza Doca. Para a secretária de Educação, Cristiane Di Domenico, além de conhecer a arte de rua, presente em grandes cidades, a ideia é encontrar uma forma alternativa de ensinar mais sobre o município. “O Rafael e o Guilherme contaram sua história e explicaram um pouco sobre o trabalho que fazem. Eles reforçaram o que é trabalhado em sala de aula e se refere a nossa cidade”, destaca.
O principal objetivo da Decibal, que neste ano chega ao seu quadragésimo aniversário, é presentear o município. O empresário, Nelson Civardi, salienta que a homenagem retrata a história da colonização e preserva a memória da imigração que colonizou a região. Para Civardi, a dinâmica com as escolas integra a comunidade, oportunizando aos alunos a vivência da arte. “Outro foco importante é fomentar o turismo cultural agregando atração diferenciada na localidade e democratizar a cultura, criando um espaço de arte acessível à toda população”, ressalta o empresário, que pede a comunidade, para que cuide do muro, evite pichações ou qualquer outra avaria.
A Administração Municipal e a Secretaria da Educação, agradecem o convite feito pela indústria. “Tenho certeza que este é um momento a ser eternizado na memória de nossos educandos, assim como de todos que tiveram oportunidade de participarem. Nosso muito obrigado a Decibal”, finaliza Cristiane.
O que é o Grafite?
A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes. Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano. Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.
Ele foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Hoje, o estilo nacional é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.
Fonte: Prefeitura de Muçum
Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.