Notícias

GUAPORÉ | “Abóbora de Pescoço” é colhida por produtor rural no interior e peso surpreende

0
Tempo de leitura: 1 minuto
Terra fértil, sem utilização de agrotóxicos e, principalmente, o cuidado todo especial durante o processo de cultivo. Com esses ingredientes e uma semente de qualidade, o produtor rural Juarez Giaretta, 67 anos, morador da Linha 6ª Caravaggio – proximidades do Pesque e Pague/Vinícola Giaretta, colheu uma abóbora gigante em sua propriedade. A fruta, da espécie “Pescoço” ou “Seca”, pesou 26 quilos.
O agricultor, apesar de toda a vivência no campo, se surpreendeu com o tamanho da abóbora. De casca verde escuro lisa com listras alaranjadas, ela deve medir mais de um metro, porém, no momento em que foi colhida estava encurvada. Especial para a produção de doces e pães, a fruta é fibrosa e úmida.
“Sempre plantei e colhi abóboras de pescoço para o consumo da família, mas desta vez me surpreendi com o tamanho e o peso. Geralmente elas não passam dos 10 quilos, quando alcançam né. Agora é decidir o que fazer. Provavelmente vamos fazer o famoso doce de abóbora”, disse Giaretta que guardará as sementes para novos plantios em sua propriedade rural.
Para o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Antônio César Perin, o cuidado com a terra, em especial com a adubação, as condições climáticas e sementes de qualidade favorecem o desenvolvimento da fruta.
“É um conjunto de fatores que fizeram com que a abóbora ficasse desse tamanho e pesasse 26 quilos. Sabemos do capricho que seu Giaretta tem em sua propriedade rural e não nos surpreende a qualidade da fruta. Com os cuidados necessários antes e durante o plantio, sem agredir o meio ambiente e querer acelerar os processos, teremos cada vez produtos desta natureza”, disse Perin que parabeniza o produtor pela colheita e envolvimento no setor primário.
No mês de abril, a moradora do bairro São, José Pierina Donida Zeni, de 81 anos, colheu em sua horta uma abóbora de 23 Kg.
Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM
Andressa de Oliveira

INSS libera prova de vida digital para aposentados e pensionistas

Artigo anterior

Covid-19: governo espera antecipar entrega de vacinas já contratadas

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.