GeralNotícias

Guaporé: Biblioteca Municipal Bruno José Campos estará em novo e amplo espaço

0
Tempo de leitura: 1 minuto

Localizada no primeiro andar da Casa da Cultura, a Biblioteca Municipal Bruno José Campos prepara seu retorno para um dos pontos mais valorizados do município. O acervo com cerca de 9,5 mil exemplares de livros, revistas, jornais, mapas, entre outros itens, voltará a ocupar o antigo prédio do Banco Meridional e do Poder Legislativo. De propriedade da Administração Municipal, a estrutura física de dois andares, com traços arquitetônicos riquíssimos, passou por diversas melhorias e está apta para receber os leitores. Os recursos financeiros para a execução do restauro foram obtidos através de outorgas onerosas – Lei do Plano Diretor (Art. 164) e fazem parte de um projeto de revitalização dos imóveis históricos de propriedade da comunidade guaporense.
A transferência de todo o acervo, móveis e outros itens para o novo espaço ainda não está programada. A expectativa, segundo a secretária de Turismo, Cultura e Esporte, Cristiane Viel, é a Biblioteca Pública Municipal possa ser reinaugurada no mês de março.
“É a previsão, mas não podemos dar certeza. Ainda faltam alguns detalhes para a conclusão da reforma e assim que tivermos o ‘ok’ vamos fazer um mutirão para levar e organizar todos os itens. Com certeza quem ganhará será a comunidade e, principalmente, aqueles que apreciam uma boa leitura”, destacou.
Além das estantes com os livros, periódicos e outras publicações, haverá mesas para as crianças efetuarem suas leituras e atividades escolares, bem como espaço com computadores com acesso à internet para pesquisas.
“A Biblioteca Pública conta com um acervo riquíssimo e merece um lugar digno. O prédio, que faz parte da história de Guaporé, é apropriado e está ficando pronto para abrigá-la novamente. Vamos ganhar em espaço físico e isso fará com todos sintam-se mais à vontade”, disse Cristiane.
Atualmente, conforme o diretor da Biblioteca Pública Municipal, Alexandre Robledo Lanzoni, entre 10 a 15 pessoas retiram exemplares diariamente e muitas outras utilizam o espaço para leitura e pesquisas de atividades escolares e de universidades.

O prédio
O prédio, que gerou muitas especulações ao longo da década – inclusive com a tentativa da venda através de leilão e posteriormente o tombamento da fachada como patrimônio histórico e cultural (decreto n.º 5.603/2016), foi completamente revitalizado. Foram executadas melhorias no telhado, paredes internas e externas, parte elétrica e hidráulica. A manutenção dos prédios públicos é uma das ações que estão sendo desenvolvidas pelo Governo Fabris e Bastian ao longo destes três anos de gestão. Investir na preservação gera economia aos cofres da Administração Municipal.

Fonte: Rádio Aurora

Andressa de Oliveira

Representantes de comunidades encantadenses se reúnem com a RGE

Artigo anterior

Prefeito em Exercício recebeu o novo Gerente-Geral da Caixa Econômica de Serafina Corrêa

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Mais Geral