Portal de Notícias Correio do Mate
GeralNotícias

Guaporé: Cogestão permite flexibilização de regras no combate ao coronavírus

Guaporé, juntamente com a região, adotam medidas mais flexíveis no modelo de distanciamento

42Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

O boletim epidemiológico de Guaporé, divulgado na última terça-feira, 12 de janeiro, mostra que o distanciamento social aliado aos cuidados da população, resultaram numa significativa diminuição no número de casos ativos da Covid-19 (37 ativos) e no número de internações hospitalares (3 em Guaporé e 3 em outros municípios). Na região, avaliados dados de internações hospitalares, capacidade de leitos de UTI para atendimento e outros fatores importantes, foi possível, através do modelo de Cogestão, suavizar as medidas restritivas. “Essa possibilidade que o Governo Estadual abre para os municípios depende de resultados regionais, e a Amesne, juntamente com os prefeitos da região da Serra, obtiveram essa flexibilização. Mesmo estando em bandeira vermelha, podemos adotar as medidas mais brandas da bandeira laranja. Mas a flexibilização só será mantida se todos colaborarem com as regras de segurança em saúde, como uso de máscaras, álcool gel e principalmente evitar aglomerações”, diz o secretário Geral de Governo, chefe do Comitê de Operações Emergenciais (Coe), Odacir Toldi.

O Decreto 6502/2021 passou a valer em 12 de janeiro e está em vigor. Conforme o modelo de distanciamento em Bandeira Laranja, passam a valer algumas regras:

Missas e cultos
Como fica: 30% do público.

Restaurantes, bares, lanchonetes, inclusive em shoppings
Como fica: sem restrição de horário / 50% de lotação.

Comércio essencial de rua (farmácias, supermercados etc)
Como fica: sem limite de ocupação / 75% de trabalhadores.

Comércio não essencial de rua (vestuários, eletrônicos, móveis etc)
Como fica: 50% dos trabalhadores / sem restrição de horário.

Shoppings – Comércio não essencial
Como fica: sem restrição de horário / 50% de trabalhadores / 50% de ocupação

Shoppings – Comércio essencial
Como fica: não muda.

Condomínios
Como fica: permite áreas comuns / distanciamento de 4m  / academia, 10m2.

Clubes sociais
Como fica: abertos para lazer / abertas áreas comuns (piscina, academia etc), com distanciamento de 10m2 / 50% de trabalhadores / 50% de lotação.

Piscinas em geral
Como fica: autorizadas de forma geral, com ocupação de 1 pessoa a cada 10m2.

Academias
Como fica: 1 pessoa a cada 10m2 / 50% de trabalhadores.

Eventos
Como fica: permitidos de forma geral / ambiente aberto ou fechado.
É necessário pedido de autorização, conforme número de pessoas (trabalhadores e público) presentes ao mesmo tempo.

“Contamos com a colaboração de todos. Até que a vacinação não seja uma realidade, a prevenção é a única forma de evitarmos a disseminação pelo coronavírus e protegermos nossa saúde e da nossa comunidade”, finaliza Toldi.

Todas as regras do distanciamento controlado estão disponíveis no site https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br/

Fonte: Prefeitura de Guaporé

Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.