Portal de Notícias Correio do Mate
EconomiaGeralNotíciasPolítica

Guaporé: Instituído o Plano de Contingenciamento-Covid19

Veto está mantido, inicialmente, até o dia 05 de abril

94Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

O Decreto Municipal que prevê até o dia 5 de abril o isolamento social da comunidade de Guaporé para evitar a propagação do coronavírus (Covid-19) está mantido. Em reunião, realizada no auditório da Casa da Cultura na tarde da terça-feira, dia 31 de março, o prefeito Valdir Carlos Fabris, vice-prefeito Adalberto Bastian, Poder Legislativo, representado pelo presidente Antônio José Pandolfo (PDT), integrantes do Comitê de Operações de Emergências (COE), secretários da municipalidade, juntamente com lideranças da Câmara da Câmara da Indústria, Comércio, Agronegócios e Serviços (CIC), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato das Indústrias de Joias e Lapidação de Pedras Preciosas do Nordeste Gaúcho (Sindijoais), Associação da Joia e Lingerie (Ajoli), Ministério Público (Promotoria de Justiça), Brigada Militar (BM) e Paróquia Santo Antônio, debateram as futuras medidas e avaliaram a participação de todos os guaporenses no isolamento social, a chamada “quarentena”.

Todo mundo está ansioso por uma definição do momento ímpar em que estamos vivendo. Isso é impossível. Mas, podemos dizer para a comunidade guaporense que estamos com um ‘desenho’ muito próximo das medidas que vamos tomar. O decreto se mantém até o dia 5, porém, todos estão pensando nas indústrias, comércio e nas pessoas. Ou seja, na retomada do setor econômico”, destacou Odacir Toldi, que é Secretário Geral de Governo e chefe do Comitê de Crise à Covid-19 em Guaporé.

Toda a empresa, segundo o secretário de Administração Evandro Ghizzi, será obrigada a apresentar o Plano de Contingenciamento-Covid 19 se quiser reabrir. O objetivo é fazer com os empresários possam apresentar ao Município a forma, dentro do que determinam as normas de saúde expedidas pelos órgãos de saúde, de como eles pretendem trabalhar.

Estamos inovando. O Plano de Contingenciamento estará disponível de forma eletrônica, evitando que o empresário se desloque para a Prefeitura. Ele realizará um cadastramento no site, preencherá todos os dados solicitados no formulário e realizará a assinatura digital. Isso não quer dizer que ele estará apto a reabrir na segunda-feira, dia 6. Não. Necessitamos que todos estejam cadastrados para que possamos dar um ‘norte’ nas ações que vamos tomar para publicação do novo decreto municipal”, afirmou.

O Plano de Contingenciamento estará disponível, a partir da quarta-feira, dia 1º de abril, no site da Administração Municipal (www.guapore.rs.gov.br).

Educação

A única certeza é a continuidade da suspensão das atividades escolares da Rede Pública Municipal. São cerca de três mil alunos e 550 servidores que permanecerão sem atividades dentro das salas de aula nos 10 educandários. Diferente do Governo Gaúcho que definiu a suspensão das aulas da Rede Pública Estadual até o dia 30 de abril, a Secretaria de Guaporé, conforme salientou Veridiana Maria Tonini, não determinou um prazo fixo para retorno.

Não retomamos as atividades no dia 6. Vamos analisar semanalmente, com pareceres técnicos da área de saúde, a situação do coronavírus no município”.

Novo Decreto?

Novas medidas, publicadas através de Decreto Municipal, serão publicadas na tarde da sexta-feira, dia 3 de abril. Um novo encontro entre as forças da comunidade acontecerá ao longo da semana para a apresentação das novas regras e determinações.

Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM

Texto: Eduardo Cover Godinho

Foto: Eduardo Cover Godinho

Portal de Notícias Correio do Mate
Gemerson Rogerio Santos

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.