Portal de Notícias Correio do Mate
GeralNotícias

Guaporé: Moradores estão indignados com descarte irregular de lixo no Nossa Senhora da Saúde

A falta de consciência e respeito continua gerando diversas reclamações dos moradores de Guaporé quanto ao descarte irregular de resíduos secos, orgânicos, volumosos e eletrônicos

101Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

A falta de consciência e respeito continua gerando diversas reclamações dos moradores de Guaporé quanto ao descarte irregular de resíduos secos, orgânicos, volumosos e eletrônicos. Não é difícil verificar que em terrenos baldios e beiras de estradas vicinais o lixo, muitas vezes bem acondicionado em sacolas plásticas e caixas de papelão, é jogado. Mesmo com a coleta diária, campanhas de recolhimento e ponto específico para descarte (Eco Ponto no Parque de Máquinas), muitos insistem em prejudicar o meio ambiente.
No bairro Nossa Senhora da Saúde, no cruzamento das ruas Oreste Luis Camini e Albertino Tramontina, a comunidade está indignada com a falta de respeito e conscientização. Diversas sacolas plásticas e restos de animais foram descartados em um terreno baldio. Além de poluir a imagem da localidade, um forte cheiro foi provocado pela queima de parte do lixo.
“Deram fogo numas carcaças de peixe. Acreditamos que era só peixe. Um cheiro insuportável tomou conta. É inacreditável que ainda temos pessoas que descartam irregularmente o lixo. Acreditamos não ser ninguém do bairro, mas sim, de outro ponto da cidade. É lamentável. Só resta-nos conviver com essa falta de educação. O povo precisa se conscientizar dos seus atos. Não está prejudicando só nós do bairro, mas toda uma comunidade.”, disse um dos moradores que denunciou o descarte.
Ele, juntamente com os demais, não conseguiu identificar quem descartou irregularmente as sacolas de lixo e os restos de animais.

Multa
Ciente da situação verificada em diversos pontos da cidade, a secretária de Meio Ambiente Mônia Zampeze, pede a colaboração da comunidade, em especial dos moradores das proximidades, para que denunciem, citando o nome e/ou a placa dos veículos, quem está cometendo a infração contra o meio ambiente. Para quem for flagrado descartando lixo em locais irregulares há multas, conforme determinam as leis ambientais. Conforme decreto federal 6514/2008, os valores podem variar de R$ 50,00 a R$ 10 mil. Mais informações e denúncias, todas elas sigilosas, podem ser repassadas para os telefones (54) 3443.5987 ou 3443.6372, na Secretaria de Meio Ambiente.

Fonte: Rádio Aurora 107.1 FM

Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.