Notícias

GUAPORÉ | Na reunião do COMDERG, secretário da Agricultura apresenta plano de trabalho

0
Tempo de leitura: 1 minuto
Integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (COMDERG), de Guaporé, com coordenação do presidente Valsir Buffon, estiveram reunidos na tarde da quarta-feira, dia 5 de maio, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) para mais uma rodada de apresentações e debates sobre o desenvolvimento de projetos que beneficiem o setor primário. 14 itens, com destaque para o Plano Safra 2021/2024, jovem empreendedor rural, troca-troca de sementes, formação do Grupo Orgânicos Guaporé, busca de novos investimentos com as integradoras, entre outros, estavam na pauta.
Além destes, o encontro serviu para que a Administração Municipal, através da Secretaria de Agricultura, apresentasse o relatório de atividades do primeiro quadrimestre da gestão 2021/2022. O secretário Edelvan Balbinotti, foi o responsável pelo detalhamento. O atendimento às cerca de 600 famílias rurais (1.995 habitantes no interior) se dá em 33 comunidades. Apesar do baixo número de agricultores em virtude do êxodo rural, a produtividade representa 25% da economia do Município.
“Desenvolvemos, em parceria com muitas entidades e instituições financeiras, diversos projetos de incentivo ao produtor. Visamos o desenvolvimento do setor e o crescimento econômico das famílias que estão no campo e, consequentemente, melhores condições de vida para que possam permanecer no meio rural. Estamos, junto ao prefeito Fabris e vice-prefeito Bastian, buscando fazer o melhor e atender a todos de forma igualitária. Esse é o nosso papel como gestores públicos”, disse Balbinotti.
Durante os primeiros 120 dias do novo Governo Municipal, foram realizados serviços de carregadeira, retroescavadeira, abertura e manutenção de acessos para escoamento da produção primária em 88 propriedades e manutenção de estradas vicinais em mais de 500 quilômetros. Outros serviços, que estão agendados, serão realizados nos próximos dias.
“Em muitas, as que demandam maior fluxo, efetuamos o trabalho mais de uma vez. Ainda temos algumas pendências como a Linha Sétima (Céu Azul), Linha Quarta (São Luís) e Linha Segunda/Comunidade São Roque (Colomobeta)”, afirmou.
Um dos pontos que chamaram a atenção dos integrantes do COMDERG foi a parceria na distribuição de pedras (brita, pedrisco e pó de brita) aos produtores. Na explanação, Balbinotti salientou que serviços de terraplanagem, para a concretização de novos empreendimentos rurais, foram executados em cinco propriedades.
Um dos projetos que está implantando é o “Monitoramento de Estradas e Acessos Internos para Escoamento da Produção”. O intuito, disse o secretário, é agilizar os atendimentos e executá-los com antecedência, evitando prejuízos no momento da colheita e escoação da produção.
“A intenção é fazer com que o produtor agende o serviço com antecedência. Com os locais que necessitam em mãos, conseguiremos otimizar tempo de trabalho para os produtores e servidores da secretaria de obras e agricultura, evitar despesas desnecessárias com equipamentos rodoviários (máquinas) e bem atender a todos antes que a safra possa ser escoada. Faremos um agendamento por época de colheita, ou seja, vamos separar a soja, o milho, a uva, a laranja, erva-mate, entre outras. Isso não significa que deixaremos de atender os serviços de urgência”, destacou.
A secretaria de Agricultura ainda conta com atendimento do médico veterinário no acompanhamento mensal nas propriedades leiteiras, nos exames de brucelose e tuberculose em bovinos, aplicação de vacinas preventivas para estas doenças, bem como, desenvolve atividades do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M) nas agroindústrias e na adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial (SUSAF/RS) – que permite às agroindústrias que possam comercializar seus produtos, oriundos de inspeções municipais para outras cidades.
Relatório
Para dar visibilidade e transparência nos trabalhos efetuados pela secretaria de Agricultura, Balbinotti destaca que a cada quatro meses o relatório será apresentado aos integrantes do COMDERG.
Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM
Andressa de Oliveira

ENCANTADO | Diretores da Embratur conhecem o projeto do Cristo Protetor

Artigo anterior

ARVOREZINHA | Vereador desiste de ir à Brasília

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.