Portal de Notícias Correio do Mate
GeralNotícias

Guaporé: Perin ocupa a Tribuna do Povo para explanar sobre a economia e o setor primário

Após 18 dias sem atividades no plenário Roberto Baldasso, visto o momento delicado que o mundo vive em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os 11 representantes do povo retornaram para mais uma sessão ordinária

55Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

Após 18 dias sem atividades no plenário Roberto Baldasso, visto o momento delicado que o mundo vive em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os 11 representantes do povo retornaram para mais uma sessão ordinária. Respeitando todos os protocolos de saúde, os vereadores, liderados pelo presidente Antônio José Pandolfo (PTB), apresentaram requerimentos escritos e verbais, debateram sobre auxílios financeiros o Hospital Manoel Francisco Guerreiro na aquisição de materiais e equipamentos médico-hospitalares para o enfrentamento ao vírus e ouviram as explanações na Tribuna do Povo, do engenheiro agrônomo da Emater/Ascar-RS, Antônio César Perin, sobre a economia e o setor primário guaporense. Na bancada progressista, a novidade foi a legisladora Itamara Franceschini que reassumiu a cadeira ocupada no mês de março pelo suplente Luciano Lisot (PP). A jovem permanecerá até o retorno do titular, vereador Adílio Pasini (PP).

Requerimentos
Sem explicações pessoais, os parlamentares guaporenses ocuparam o espaço dos requerimentos para, além de justificarem a apresentação, debater sobre os problemas que estão ocorrendo em Guaporé. O destaque ficou para o setor econômico, atingido em cheio pela paralisação das atividades industriais e comerciais. Foram cinco os requerimentos, dos vereadores Valter Mann (PT), Itamara Franceschini e Moustafh Roberto Sari Mahmud Muhammad (PP), encaminhados para a Mesa Diretora. Destaque para o pedido de Mann para que o Poder Executivo efetue o repasse de uma verba, com o orçamento da Câmara de Vereadores, à Associação Hospitalar Manoel Francisco Guerreiro para a aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs) e respiradores para o combate à pandemia da Covid-19. Muhammad, na mesma linha, sugeriu o repasse de verbas do Poder Legislativo, destinada à Secretaria de Assistência Social e Habitação, para aquisição de cestas básicas para as pessoas autônomas que estão passando necessidades.

Tribuna do Povo
Perin, que ocupou o espaço como cidadão para apresentar proposições sobre economia e como engenheiro agrônomo da Emater para explicar a situação da agricultura no momento de estiagem, salientou que todos sairão perdendo. Porém, é preciso olhar para as tragédias com outro olhar, não o de vítima.
“É preciso dar um basta e aprender com as calamidades, sejam enchentes, secas ou pandemias. É chegada a hora de propormos algo novo, diferenciado para a questão da estiagem. É necessário buscarmos soluções sustentáveis e melhorarmos os programas já existentes como o Troca-Troca, Irrigação, Conservação de Solo, Mais Milho, entre outros. Bem como é importante termos juro zero para investimentos em fruticultura, oliveiras, horticultura, leite, apicultura, agroindústria, turismo e armazenagem de grãos”, salientou.
Perin ainda afirmou:
“O melhor de todos os seguros é, e continuará sendo, a diversificação”.

10ª sessão
A próxima sessão, que deverá ter o retorno do vereador Jairo Zanatta (MDB) como presidente, acontecerá na segunda-feira, dia 13 de abril, às 19h. Mais uma vez, respeitando os decretos dos Governos Federal, Estadual e Municipal, a atividade será de portas fechadas ao público, evitando assim aglomerações no plenário.

Fonte: Rádio Aurora 107.1 FM

Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.