GeralNotícias

Guaporé: Poder Público define novas medidas para funcionamento de indústrias, serviços e estabelecimentos comerciais

0
Tempo de leitura: 1 minuto

A retomada parcial das atividades industriais econômicas sempre com o olhar nas recomendações dos órgãos de saúde e principalmente na preservação de vidas, é aguardada com ansiedade pela comunidade empresarial, trabalhadores e autônomos na cidade de Guaporé. Atenta às determinações dos Governos Federal e Estadual, a Administração Municipal, através do trabalho incansável da equipe da Secretaria de Administração e Comitê de Crise de Enfrentamento à Covid-19, publicou decretos, que evitam a circulação e aglomeração dos guaporenses, para que o novo coronavírus não se propague e cause um colapso no sistema de saúde, tanto no Centro Municipal e Estratégias de Saúde da Família (ESFs), como no Hospital Manoel Francisco Guerreiro.
A chamada quarentena, até o dia 5 de abril, não será prorrogada, mas medidas foram tomadas para a preservação da saúde dos moradores e da retomada economia, alvo de muitos questionamentos ao longo da semana. O Decreto Municipal n.º 6282/2020 declara estado de Calamidade Pública e estabelece novo regramento para evitar um surto epidêmico. Na publicação mantêm-se, em caráter excepcional e temporário até 15 de abril, o fechamento dos estabelecimentos comerciais, incluindo bares, lojas, centros comerciais e esportivos, entre outros que impliquem atendimento ao público.
As indústrias, com capacidade mínima, poderão funcionar estabelecendo os procedimentos, as determinações dos órgãos de saúde (Ministério e Secretaria Municipal de Saúde) e algumas obrigações impostas para a preservação da saúde de idosos, gestantes e mães com filhos em escolas públicas ou privadas. Todos são obrigados a preencher o Plano de Contingenciamento – Covid 19 que está disponível no site www.guapore.rs.gov.br.
O secretário Evandro Ghizzi salienta que restaurantes, lanchonetes e padarias contam com regramento especial.
“As padarias poderão estar abertas para a comercialização, porém, não poderá haver consumo no local e estão proibidas aglomerações. O horário de atendimento fica restrito até as 19h. Os restaurantes e lanchonetes devem operar com 50% de sua capacidade, ou seja, se tiver 100 mesas deverá estar com 50 e com espaçamento entre elas. O atendimento à clientela poderá ser até as 22h e posteriormente somente haverá serviço de tele-entrega. Em todos os casos, os colaboradores deverão usar os equipamentos de proteção individual”, disse.
Conforme Ghizzi, estabelecimentos que desempenham atividades essenciais, que forneçam insumos e prestem serviços, desde que não atendam ao público presencialmente, continuam atuando normalmente. Profissionais autônomos (salões de beleza, barbearia, entre outros) poderão realizar atendimentos individualizados com hora marcada e com todos os EPIs.
“É bom esclarecer que os supermercados, minimercados, fruteiras, comércio de bebidas deverão funcionar de segunda-feira a sábado, das 8h30min às 12h e das 14h às 18h30min e aos domingos continuam sem atendimento ao público. Lojas de Conveniência dos postos de combustível poderão funcionar entre 7h e 19h. A exceção são aquelas localizadas em estradas ou rodovias que poderão manter seu funcionamento regular”, destacou o secretário de Administração.
Conforme as novas medidas, bares, boates, casas noturnas, academias, festividades (casamento, formaturas, aniversários e outras), eventos religiosos em igrejas e templos (exemplos missas e cultos), quadras esportivas, canchas de bocha, clubes sociais, sedes de bairros e congêneres, eventos em vias, praças e logradouros públicos permanecem com atividades suspensas. Nos velórios e nas celebrações de despedida só poderão ter acesso 20 pessoas. Os sepultamentos poderão ocorrer somente até as 17h.
O Decreto Municipal passa a vigorar a partir da segunda-feira, dia 6 de abril.

Confira nas imagens a íntegra do Decreto Municipal.

Fonte: Rádio Aurora 107.1 FM

Andressa de Oliveira

Falta de equipamentos de proteção pode atrapalhar combate ao coronavírus no RS, avalia secretária da Saúde

Artigo anterior

Nova Bréscia: Grupo Só Para Elas faz doação de R$ 2 mil para a Liga

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Mais Geral