Notícias

GUAPORÉ | Poder Público Municipal participa de inauguração administrativa da agroindústria Don Cutello

0
Tempo de leitura: 1 minuto

Investir em programas que estimulem as ações dos agricultores, em especial dos jovens empreendedores rurais, para o desenvolvimento do setor primário. É com projetos de incentivos financeiros e com parcerias com entidades ligadas ao homem do campo que a Administração Municipal, através da Secretaria de Agricultura, tem comemorado bons resultados ao longo dos anos. São tão satisfatórios que os investimentos nas lavouras, em novas agroindústrias, na compra de maquinários e nas estruturas das propriedades rurais não param.

 

 

 

Para avalizar mais um empreendimento rural, o prefeito Valdir Carlos Fabris, a primeira dama Jane Fabris, o secretário de Agricultura Edelvan Balbinotti e demais autoridades municipais estiveram no ato de inauguração administrativa da agroindústria Don Cutello – Charcutaria. A solenidade, respeitando todas as medidas sanitárias de enfrentamento à pandemia do coronavírus (Covid-19), aconteceu na tarde quinta-feira, dia 13 de maio, na Linha Sétima Brasil/Distrito de Santo Antônio.

A agroindústria, de propriedade dos empreendedores rurais Ezequiel Cavasin e Patrícia Teochi Brezolin, tem o foco na produção de produtos derivados de carnes suína: embutidos, frescais, torresmo, defumados, entre outros. Os produtos manterão as características artesanais contrapondo-se aos processos alimentares tradicionais. Conforme Ezequiel e Patrícia, o foco será sempre na qualidade.

“Nosso objetivo é colocar para a comercialização somente produtos diferenciados. É a proposta que mentalizamos há três anos quando demos início à construção da agroindústria aqui na Linha SétimaResgatamos a história da propriedade e ofereceremos produtos artesanais de alta qualidade”, disseram.

Guaporé está com o Sistema de Inspeção Municipal (SIM) organizado, colocando-o em um seleto grupo de municípios no Estado. A Don Cutello – Charcutaria será inclusa no Programa Estadual de Agroindústria Familiar do Governo Estadual (PEAF). Com a adesão do Município ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf) todos os produtos poderão ser comercializados no território gaúcho.

“A agroindústria Don Cutello é modelo de organização e respeito às normativas sanitárias. Os proprietários tiveram paciência e seguiram todos os procedimentos necessários para oferecer, a partir de agora, produtos de alta qualidade para os consumidores”, disseram os médicos veterinários Mateus e Eduardo.

Balbinotti salientou a importância do setor primário para a economia guaporense e parabenizou o casal.

“Parabéns por apostarem no setor primário. Abre-se, a partir de agora, um leque de oportunidades para o casal, dois jovens empreendedores rurais”, disse.

A Emater/RS-Ascar – Escritório de Guaporé, tem nesse trabalho uma das suas prioridades.

“A agroindustrialização é incentivada pela extensão rural e social. Entendemos como uma oportunidade para pequenas propriedades agregarem valor à sua produção e ao seu trabalho. Além de fomentar o turismo”, disse Antônio César Perin, engenheiro agrônomo.

O prefeito Fabris, emocionado por estar presente no ato, afirmou que a agroindústria Don Cutello, assim como as já instaladas e muitas outras que estão sendo projetadas, valorizam o trabalho de incentivo da Administração Municipal e entidades parceiras.

“É com orgulho que, aqui na terra onde me criei (Linha Sétima Brasil) e ao lado dos meus familiares, tenho a honra de poder dar o aval para o início da operação da agroindústria Don Cutello. Investimento, seja ele na agroindustrialização, nas mais diversas culturas ou nas propriedades, só nos faz acreditar que o trabalho do Poder Público de incentivo ao desenvolvimento do setor primário está no caminho certo. Parabéns Ezequiel e Patrícia pela agroindústria e pela qualidade dos produtos”.

Também fizeram uso da palavra o coordenador regional da Secretaria Estadual da Agricultura, representando no ato a secretária Estadual Silvana Covatti, Adílio Pasini, e o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Romeu Breda.

FONTE: Município de Guaporé
Andressa de Oliveira

FONTOURA XAVIER | Município recebe câmara fria para conservação de vacinas

Artigo anterior

ARVOREZINHA | Resultado preliminar de classificação do processo seletivo simplificado para o cargo de Técnico (a) em Enfermagem

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.