A Semana Santa, iniciada a partir do domingo com a Solenidade do Domingos de Ramos, será celebrada de forma diferente, mas com a mesma fé por parte da comunidade católica. Devido à quarentena para o enfrentamento a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), as missas e outros momentos religiosos serão realizados com as portas fechadas na Igreja Matriz Santo Antônio, de Guaporé, e transmitidas através da Rádio Aurora FM 107.1. A Igreja convida os cristãos para que olhem a história de Jesus e, mais uma vez, recordem o seu sacrifício e vivenciem o seu amor.
O tempo é de esperança, de cuidar da vida e manter a fé. O pe. Pedro Nierotka, pároco da Paróquia Santo Antônio de Guaporé, convida as famílias para que coloquem em suas casas, apartamentos, comércios, sacadas ou portas, um ramo com um laço branco e vermelho. O verde simboliza vida nova e esperança, o branco a ressurreição e o vermelho o martírio.
“Pedimos que todas as famílias coloquem o ramo e o laço num local visível. Façam esse gesto para que possam dizer que estão em sintonia, proteção e bênção. É um gesto religioso e espiritual. Marcar a casa é uma característica do povo de Deus”, disse o Pe. Pedro, que pede para que a comunidade prepare um santuário familiar em suas residências com ramos, vela e crucifixo e se reúna em família para celebrar. As transmissões serão pela Rádio Aurora às 9h e às 19h no Domingo de Ramos.
“É um gesto muito bonito para que possamos celebrar a Semana Santa. Os ramos serão abençoados durante as celebrações”, afirmou.
Além dos ramos e laços na Igreja Matriz, Salão e Casa Paroquial e templos religiosos nas comunidades e na zona rural, muitas famílias atenderam ao chamado e estão colocando em seus lares os símbolos.
Fonte: Rádio Aurora 107.1 FM