Notícias

Hospital Bruno Born completa 90 anos

0
Tempo de leitura: 2 minutos

Dia 10 de julho é dia de festa: o Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, completa 90 anos de vida, alcançando o posto de principal instituição de saúde do Vale do Taquari e uma das principais do Rio Grande do Sul.

Recebendo pacientes vindos de mais de 70% do Estado, o HBB tem uma história de integração comunitária e de excelência nos serviços. São mais de mil profissionais dedicados a atender 24 horas por dia pacientes nas mais diversas especialidades.

A trajetória da instituição teve início em 10 de julho de 1931, após mobilização de lideranças locais que uniu católicos e protestantes, sob liderança do Irmão Emilio Conrado, do empresário Bruno Born e do médico Roberto Fleischhut. Maximiliano Fischer, Pedro Leão Mallmann (então pároco da Paróquia de Santo Inácio) e José Frederico Schaan também participavam deste esforço conjunto em prol da criação do primeiro hospital de Lajeado, que nasceu São Roque.

Nos primeiros 63 anos de funcionamento, o hospital esteve sob os cuidados da Congregação das Irmãs da Divina Providência, que auxiliavam no atendimento e na administração. Elas deixaram os cargos de chefia na década de 1980.

O São Roque passaria a se chamar Bruno Born em 22 de junho de 1974, a partir de sugestão do Dr. Paulo Sérgio Bertoglio. Bruno Born havia falecido semanas antes e, tendo sido administrador da casa de saúde por décadas, recebeu a homenagem.

Com o passar dos anos o HBB foi crescendo, conquistando espaço e oferecendo nossos serviços. Preparado para o futuro pelos administradores anteriores, e baseado na confiança e espírito empreendedor da atual diretoria, na última década, especialmente, o HBB deu um salto gigantesco à frente.

Em 2015 inaugurou o Centro de Tecnologia Avançada (CTA), uma torre de 15 andares projetada para oferecer os mais modernos serviços a seus pacientes; três anos depois, iniciou os trabalhos no Centro de Reprodução Humana (CRH), um dos mais avançados do país e, ainda em 2018, inaugurou o Núcleo Avançado de Atividades em Saúde, em parceria com a Univates. Em 2019 conquistou a Acreditação Pleno Nível 2 e também inaugurou o novo Atendimento 24 Horas, em parceria com a Unimed. No ano seguinte, já durante a pandemia, conquistou a Acreditação Nível 3 ONA (tornando-se um dos poucos hospitais do país a contarem com a certificação). No final do ano, foi apontado pela revista norte americana Newsweek como o melhor hospital do Brasil em cidades com menos de cem mil habitantes. E por fim, em 2021, inaugurou – também em parceria com a Univates – os laboratórios de Anatomopatologia.

“Todo o crescimento dos últimos anos têm como motivador o nosso paciente e a nossa comunidade. Trabalhamos para oferecer o melhor atendimento possível, com a maior qualidade possível. E fazemos sempre com responsabilidade, com os pés no chão – mas buscando o desenvolvimento e o crescimento”, avalia o Diretor Executivo Cristiano Dickel. “Este é um momento muito importante e para mim, como gestor, é um orgulho fazer parte desta história.”

Presidente do HBB, João Batista Gravina está à frente de uma diretoria composta por voluntários. “Aqui as decisões não são tomadas por uma pessoa, apenas, mas por todos da diretoria. Isso é importante porque dá segurança às ações e projetos. Todos os passos são avaliados e debatidos conjuntamente. “Talvez este seja um dos motivos que fizeram o hospital chegar aos 90 anos com tanta força e representatividade: a participação de todos. O HBB é um hospital para a comunidade. Me sinto muito feliz em integrar este grupo e de ser um pedacinho desta trajetória tão linda e importante.”

 

Comemoração

Para comemorar a data, o HBB realizou solenidade interna na manhã desta sexta-feira, com convidados e funcionários no novo auditório, cumpridos todos os requisitos de segurança sanitária.

Os dez funcionários mais antigos em atividade na instituição foram homenageados com presentes e flores. Também foi homenageado o tesoureiro do HBB, Jorge Eugênio Friedrich, que há 27 anos integra de forma voluntária a diretoria do hospital.

Ainda foram lançados um vídeo e uma revista institucionais. O filme, de quatro minutos e produzido por MP Produções, mostra os ambientes do HBB e os serviços oferecidos. Já a revista comemorativa, com 36 páginas e produzida por Agenda 7 Assessoria em Comunicação, conta a história do Hospital Bruno Born, apresenta os setores, profissionais, principais serviços e parceiros, e projetos futuros.

 

Os funcionários homenageados na manhã de hoje

Ana Sonda Piovesana – 43 anos de HBB

Noeli Lurdes Radaelli – 42 anos de HBB

Marinês Talini Fischer- 39 anos de HBB

Anete Lúcia Demiquei – 33 anos de HBB

Maria Angélica Kuhn – 32 anos de HBB

Rudimar Elton Presser – 31 anos de HBB

Ceci Henz – 31 anos de HBB

Rosa Maria Rodrigues Lemos – 31 anos de HBB

Roque Specht – 30 anos de HBB

Ana Maria Dahm – 29 anos de HBB

Jorge Eugênio Friedrich – 27 anos de HBB

 

Números

Médicos: 325

Colaboradores: 1.118

Enfermeiros: 119

Técnicos: 397

Leitos: 188

 

 

Presidentes da mantenedora do HBB

1931 – João Sebastiany

1934 – Bruno Born

1973 – Walter Born

1976 – Werner Born

1988 – Erny Stahlschmidt

1990 – Rubert Titze

1994 – Ernany Vicente Bender Júnior

2010 – Claudinei Fracaro

2016 – João Batista Gravina

 

Diretoria

João Batista Gravina – Presidente

Dr. Marcos Rogério de Castro Frank – Vice-Presidente

Ney José Lazzari – Primeiro Secretário

Ângelo Arruda – Segundo Secretário

Jorge Eugênio Friedrich – Primeiro Tesoureiro

Claudir José Dullius – Segundo Tesoureiro

Cristiano Dickel – Diretor Executivo

Dr. Fernando Bertoglio – Diretor Técnico

Dra. Sandra Helen Chiari Cabral – Assessora Técnica

Dr. Rafael Seewald – Assessor Técnico

 

Conselho fiscal

Fabiano Ritter

Oto Roberto Moerschbaecher

Valmor Arsildo Kappler

 

Membros suplentes

Gustavo Born

Milton Antônio Maciel

Silvino Huppes

 

 

 

Fotos Emilio Rotta / Assessoria de imprensa

Legenda1 – Ana Sonda Piovesana é a funcionária mais antiga em atividade no HBB

Legenda2 – Manhã foi de homenagens na instituição

Legenda3 – Revista conta a história do hospital e fala dos projetos futuros

 

Foto Arquivo/Acervo Lajeado

Legenda3 – Hospital nasceu como São Roque, em 1931

 

Fotos Divulgação

Legenda4 – HBB é presidido por João Batista Gravina

Legenda5 – Hospital Bruno Born é considerado o melhor hospital do país em cidades com menos de cem mil habitantes

 

Atenciosamente,
Emilio Rotta
Agenda 7 Assessoria de Imprensa
Hospital Bruno Born
51.99964.8134 / 51.99666.2880
Site: www.hbb.com.br
Sociedade Beneficência e Caridade de Lajeado – Hospital Bruno Born
Endereço: Av. Benjamin Constant, 881, Centro, Lajeado-RS, CEP 95900-010
Visualização da imagemVisualização da imagemVisualização da imagem
Andressa de Oliveira

SOLEDADE | RT Segurança e Vigilância inaugura escritório e sala de monitoramento

Artigo anterior

ENCANTADO | Visita teste apresenta novo roteiro turístico na Região

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.