Tempo de leitura: 1 minuto

Jurandir José Marques, Secretário de Agricultura de Ilópolis e Álvaro Pompermayer, Presidente do Sindimate (Sindicato da Indústria de Erva-Mate do RS) participaram do Programa Mate Papo do Correio do Mate, falando sobre o Projeto de Identificação Geográfica da Erva-Mate e explicam os detalhes de como funcionará e os ganhos que o setor terá com a implantação do IG.

Segundo Jurandir, a Identificação Geográfica é um reconhecimento científico daquilo que popularmente já é reconhecido na região do Vale do Taquari. “Ou seja, é o reconhecimento da nossa erva-mate. Muitos dizem que nosso produto é diferenciado de outras regiões e por isso, queremos com esse registro comprovar e reconhecer a qualidade e os diferenciais da mesma”, declara.

Por essa razão a união de vários parceiros do setor da erva-mate estão indo em busca para construir um documento que dará referência naquilo que a região possui de bom, a erva-mate. “Assim após essa conquista além de termos o reconhecimento popular teremos também o reconhecimento científico, através de pesquisas realizadas em nossa região e provaremos para o mundo e para o nosso consumidor que nossa erva-possui um diferencial, seja pelo solo, manejo ou variedade de erva-mate. O prazo para isso acontecer será um período de 24 meses para construir um documento e apresentar ao MAPA (Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e ao INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) para efetivamente receber um aval e fornecer o Selo de Certificação e Qualidade”, especifica Jurandir.

Os beneficiários

Para Álvaro Pompermayer, Presidente do Sindimate, o mercado consumidor esta sempre muito atento às mudanças. “E os questionamentos sempre se dão e nós podemos dizer que nos quatro principais Estados produtores de erva-mate existem milhares de produtores que de certa forma são iguais, mas com o IG (Identificação Geográfica) conseguiremos a diferenciação de nosso produto. Já possuímos um produto de qualidade mas temos que provar isso e só conseguiremos com a certificação de nosso produto”, salienta.

Desta forma segundo ele, todos se beneficiarão desde o produtor até o consumidor final. “A qualidade do produto é fantástica, possuímos árvores nativas e isso agrega e muito. E o consumidor hoje busca estar mais próximo do produtor para saber o que está consumindo. Então as mudanças são necessárias para o crescimento de todo o setor e uma delas é obter essa conquista. Pois assim teremos um compromisso e responsabilidade ainda maior pelo que produzimos e pelo que é consumido da nossa região”, destaca.

Parceiros

Para Jurandir, todas as parcerias são bem-vindas, sendo elas do Sindimate, Sebrae, as Prefeituras, IBRAMATE, EMATER, Secretaria de Agricultura do Estado do RS, e afirma que a região terá uma associação.

“E agora o Sebrae nos apresentou um projeto que vai agilizar o processo, com relação a documentação para obtermos o mais rápido possível esse registro. Alguns Prefeitos da região também estão à frente conosco nos ajudando para conseguir o IG. Então é importante que tenhamos engajamento por todos que estão no processo para essa conquista. Pois a nossa região esta sendo pioneira no Estado do RS em algo inédito, pois nós temos um banco de germoplasma da erva-mate, esta sendo construído um Centro Vocacional Tecnológico para a pesquisa da erva-mate na região, nos estamos construindo juntamente com a Emater cursos de boas praticas de produção para o produtor de erva-mate para se acompanhar a evolução, tem rastreabilidade da erva-mate, temos também a certificação do sistema agroflorestral, pois são mais de 20 mil hectares na região com erva-mate e isso é de extrema importância”, ressalta o secretário.

Explica o Secretário de Agricultura de Ilópolis, que o IG esta olhando para a questão da sustentabilidade, da qualidade e meio ambiente além do crescimento do setor. “A nossa caminhada com certeza será grande, mas já possuímos um produto de qualidade e para o setor é de extrema importância que o mundo conheça todo o potencial da nossa erva-mate”, salienta.

Para Álvaro, o IG vai gerar um diferencial para a erva-mate do Vale do Taquari. “E desta forma será reconhecida pelas suas propriedades e qualidade e isso será importante para todos do setor ervateiro inclusive o consumidor”, afirma.

Compartilhe também no:

“A Administração Pública precisa estar próxima da comunidade para crescer”

Artigo anterior

Obtain The Best Of Random Chat Apps For Android Uptodown

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.