GeralNotícias

ILÓPOLIS | Abertura da colheita da erva-mate é realizada no município

0
Tempo de leitura: 1 minuto

Um grande número de autoridades, entre elas o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, a secretária de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, e o presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, participou na tarde desta segunda-feira (24/05) da primeira edição da Abertura Oficial da Colheita da Erva-Mate do RS. Realizado na propriedade da família Camilotti-Carlesso, da localidade de Santo Antão, em Ilópolis, o evento respeitou as restrições impostas pela pandemia de coronavírus, com adoção de distanciamento social e uso de álcool em gel.

 

Em sua fala, Sandri destacou a importância da erva-mate para a região, especialmente por ser um cultivo que não apenas gera renda, desenvolvimento e qualidade de vida para as famílias produtoras, mas que também valoriza a cultura local. Em nome da Emater/RS-Ascar, o presidente reforçou o trabalho da Instituição em todas as etapas da cadeia produtiva, desde o plantio, passando pelo manejo, até chegar à colheita, o que é feito em consonância com o Programa Gaúcho Para a Qualidade e a Valorização da Erva-Mate da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). A propriedade da família Camilotti-Carlesso é Unidade de Referência (UR) para o trabalho técnico e social da Emater/RS-Ascar.

 

No Rio Grande do Sul, a produção da erva-mate concentra-se em cinco grandes regiões, conhecidas como polos ervateiros: Missões Celeiro, Alto Uruguai, Nordeste Gaúcho, Alto Taquari e Região dos Vales. A abrangência territorial é distribuída em 205 municípios do Estado, sendo a maioria na metade Norte. Para a secretária Silvana Covatti, o papel da Seapdr nesse contexto é o de apoiar as demandas da cadeia produtiva junto às mais diversas lideranças. “O que posso afirmar é que as famílias que tiram o seu sustento inteiramente dessa terra falam por mim”, salientou. “O chimarrão une, abraça, dialoga”, completou.

 

Já o governador Eduardo Leite destacou que a roda de chimarrão é a rede social preferida dos gaúchos, pois reúne pessoas e é sempre desculpa para uma boa conversa. “Temos muito orgulho dessa cultura de compartilhamento, pois celebramos não apenas um símbolo, mas a capacidade empreendedora e a vocação para o turismo do povo gaúcho”, pontuou. Leite frisou ainda a vocação das comunidades do Vale do Taquari e os investimentos feitos pelo Governo gaúcho no que diz respeito a obras de infraestrutura, para que a região possa estar cada vez mais no “radar dos turistas”.

 

A festa da colheita da erva-mate integra o calendário oficial do Estado desde 2017, a partir de lei sancionada no mesmo ano. A Lei 81/2017 é de autoria dos deputados estaduais Elton Weber e Vilmar Zanchin, do deputado federal Ronaldo Santini, atual secretário estadual de Turismo, e dos ex-deputados Juliano Roso e Missionário Volnei. A produção no Estado alcança em torno de 280 mil toneladas de folha por ano, em uma área de 31 mil hectares. De acordo com o Sindicato da Indústria do Mate (Sindimate/RS), há 250 indústrias focadas no segmento, além de cerca de 14 mil propriedades especializadas na produção da folha.

 

Além da abertura da colheita, a tarde também contou com o lançamento da pedra fundamental do Centro Vocacional e Tecnológico da Erva-Mate, que será construído no Parque do Ibama, em Ilópolis. O dia foi fechado com evento no Museu do Pão. Também participaram das ações o presidente do Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate), Alberto Tomelero, o prefeito de Ilópolis, Edmar Pedro Rovadoschi, os secretários Ronaldo Santini (Turismo), Luiz Carlos Busato (Articulação e Apoio aos Municípios), Danrlei de Deus (Esporte e Lazer) e Juvir Costella (Logística e Transportes), o deputado federal Alceu Moreira, deputados estaduais, prefeitos e outras lideranças, como os gerentes regional e adjunto da Emater/RS-Ascar Marcelo Brandoli e Carlos Lagemann.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado

Jornalista Tiago Bald

tbald@emater.tche.br

(51) 99194-8872

www.emater.tche.br

www.facebook.com/EmaterRS

www.youtube.com/EmaterRS

Instagram: @EmaterRS

tv.emater.tche.br

Andressa de Oliveira

Produção de alimentos no pós-pandemia será tema da Abertura da Colheita do Arroz em 2022

Artigo anterior

FONTOURA XAVIER | Professores começam a ser imunizados

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Mais Geral