Portal de Notícias Correio do Mate
GeralNotícias

Instituto de Pesquisas em Saúde da UCS passa a fazer o diagnóstico da Covid-19

A partir desta segunda-feira, dia 27 de abril, o Instituto de Pesquisas em Saúde da UCS inicia a realização do diagnóstico da Covid-19.

132Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

A partir desta segunda-feira, dia 27 de abril, o Instituto de Pesquisas em Saúde da UCS inicia a realização do diagnóstico da Covid-19.
O espaço da Universidade vai ter a capacidade de realizar até 50 exames diários, utilizando o método RT-PCR. O laboratório da UCS terá dedicação exclusiva para a testagem e poderá receber amostras de particulares, convênios e da Secretaria Estadual da Saúde. Nos próximos dias, serão disponibilizadas informações sobre a coleta de amostras para exames particulares.
Na última semana, pesquisadores e funcionários receberam treinamento e passaram pela chamada fase de padronização, quando é estabelecido um modelo para a execução de teste e diagnóstico.
Instalado na UCS, o laboratório vai ampliar o diagnóstico de Covid-19 na região. Tal medida agiliza o mapeamento do novo coronavírus e auxilia os órgãos de saúde na tomada de decisões de enfrentamento à pandemia.
“A importância do diagnóstico preciso em medicina permite adotar uma conduta específica para aquela doença: tratamento, cuidados a serem tomados para evitar transmissão para pessoas do nosso convívio e a necessidade de se isolar de atividades rotineiras”, destaca o professor Asdrubal Falavigna, diretor da Área de Ciências das Vida.
Ele reforça que os gestores da saúde, conhecendo o número de pacientes com a doença, podem adotar medidas mais eficazes para o controle da Covid-19. Falavigna ressalta ainda que o número de exames diários poderá ser progressivamente aumentado de 50 para 200, de acordo com a demanda.
À frente dos trabalhos estão, além do próprio Falavigna, os professores André Felipe Streck, Cláudia Wollheim, Lessandra Michelin, Liliana Portal Webber, Michelle Fraga e Raquel Balestrin.
A partir do final da próxima semana, o Instituto de Pesquisas em Saúde da UCS também irá realizar os testes de anticorpos, conhecidos como IgG e IgM, que analisam a exposição do organismo ao coronavírus. Os trabalhos serão conduzidos pelos pesquisadores Rosa Dea Sperhacke e Leonardo Rapone da Motta.

Fonte: Rádio Aurora

Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.