Portal de Notícias Correio do Mate
GeralNotícias

Intercooperação construirá nova usina

Certel e Sicredi unem forças e marcam história. Pela primeira vez, cooperativas de crédito e de infraestrutura trabalham juntas para construir uma hidrelétrica

139Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

O lançamento do projeto da Hidrelétrica Vale do Leite, que será construída no Rio Forqueta, entre os municípios de Pouso Novo e Coqueiro Baixo, ocorreu na quarta-feira, dia 19, marcando o aniversário de 64 anos da Certel, em um evento que reuniu lideranças cooperativistas, autoridades regionais e associados, em Pouso Novo.

Um fato inédito em âmbito nacional marca a construção desta hidrelétrica, em um movimento de intercooperação entre as Cooperativas de Crédito Sicredi Ouro Branco RS (Teutônia), Botucaraí RS/MG (Soledade), Integração RS/MG (Lajeado) e Região dos Vales RS (Encantado) e a Cooperativa Certel. O financiamento da obra, orçada em R$ 45 milhões, será realizado pelas quatro cooperativas de crédito, e a assinatura do acordo de financiamento ocorreu no evento, que lançou oficialmente a Hidrelétrica Vale do Leite.

Carlos Rogério Matuella, presidente da Sicredi Botucaraí RS/MG, disse que este é “um momento inédito, com a Intercooperação de quatro cooperativas do Sicredi para viabilizar uma usina. Com benefícios diretos e indiretos para nossa região, a implantação irá beneficiar mais de 18 mil pessoas, além de ser a maior fonte de geração de impostos para os municípios de Pouso Novo e Coqueiro Baixo, além da geração de empregos”.

O presidente da Sicredi Ouro Branco RS (com sede no mesmo município que a Certel), Neori Ernani Abel, classificou o momento como histórico para o Sicredi. “Assim como o cooperativismo de crédito, o de infraestrutura tem papel fundamental em nosso País, aqui representado pela Cooperativa Certel, que atende a nossa região com excelência e comprometimento. Nossa parceria com a Certel é de longa data, mas é a primeira vez que o sistema cooperativista vai construir uma hidrelétrica”, comemorou Abel.

De acordo com o diretor do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Irno Pretto, foi um dia histórico porque, jamais, em algum momento, comunidades foram unidas pelo crédito e pela infraestrutura, dois ramos diferentes do cooperativismo, mas que estão voltados ao desenvolvimento econômico e social.

Fonte: TriPop Soledade

Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.