GeralNotícias

ITAPUCA | Município comemora 29 anos de emancipação política

0
Tempo de leitura: 1 minuto
Antigamente, o Distrito de Maurício Cardoso nome dado em homenagem ao jurista, filho de Soledade, Dr. Joaquim Maurício Cardoso (Itapuca) era habitado por índios das tribos Gê e Tapuias.
De acordo com informações populares, o antigo povoamento chama-se Itapuca devido a grande quantidade de pedras moles existentes na região, depois passou a chamar-se Maurício Cardoso, porém, com o movimento para emancipação constatou-se a existência de um município com este nome, razão pela qual novamente voltarem a adotar o antigo nome: Itapuca.
Por volta de 1880, na região de Campo Bonito, pertencente ao Distrito de Maurício Cardoso, começaram a chegar os primeiros imigrantes descendentes de portugueses, entre os quais os Ferreira de Andrade, os Borges, os Taborda, e outros.
Logo após viriam os italianos e com esses a denominação da localidade: Povoado Vitória.
No final do século XX instalou-se a primeira leva de imigrantes italianos.
Uma das versões é de que a origem do nome é indígena:
Ita = Pedra, Puca = Podre.
A sede do município, foi muitas vezes chamada de Itapuca Brava, porém este nome só aparece na Comissão de Terras, sendo que nunca foi o nome oficial da localidade.
Foto: Site Prefeitura Municipal
fonte: Rádio Cultura
Andressa de Oliveira

DOUTOR RICARDO | Como ficam as atividades e serviços no sistema de cogestão

Artigo anterior

ENCANTADO | “Vamos continuar caminhando com a perspectiva de ideia dele”

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Mais Geral