No dia 05 de Julho aconteceu na Casa da Cultura em Espumoso a final local do Concurso de Oratória nas Escolas promovido pela JCI. Segundo Roberta Bertolini, Presidente da JCI Espumoso o Concurso que está em sua 17° Edição trás para os alunos que participam conhecimento e aperfeiçoamento, além de boa comunicação.
Roberta relata que o concurso realmente superou as expectativas. “Então no dia 05 aconteceu à final local do Concurso Oratória nas Escolas, onde esse ano o concurso passou por uma modificação significativa que foi focar somente na oratória e desta forma conseguimos expandir para o ensino médio. Então esse ano alunos do ensino fundamental e médio das escolas de Espumoso e região puderam participar do concurso”, destaca.
As ganhadoras irão para etapa regional
Segundo Roberta o Concurso teve duas vencedoras que irão representar a JCI de Espumoso na etapa Regional que será em Porto alegre, na Assembléia Legislativa. “As ganhadoras foram então a AMANDA LIMA MARQUES da Escola Municipal de Ensino Fundamental Emílio Henrique Schmitt, de Espumoso. E a JORDANA ALINE SOLF, Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Menino Deus, de Quinze de Novembro. Ambas então irão concorrer com todos os ganhadores da região da JCI RS”, especifica.
Para a Presidente esse projeto tem grande importância para sociedade por ser transformador. “Ficamos muito felizes por estar realizando esse projeto já há 17 anos, levando a oportunidade da Orátoria para os alunos, curso esse de qualidade que fará a diferença na vida deles. Esse diferencial é devido ao curso de oratória que é oferecido para os finalistas. Todos aprendem técnicas de oratória antes de vir para a etapa final. A partir disso avaliamos até que esse momento que antecede ao concurso é o mais importante porque é ali que eles se transformam, que há crescimento por meio de uma comunicação mais assertiva”, declara.
Roberta destaca também a sua gratidão aos nossos parceiros da JCI que auxiliam para que esse projeto seja conduzido com qualidade, que é a Prefeitura Municipal de Espumoso, a Deltasul e o Sicredi através do fundo social.
O Concurso foi um sucesso
Para Leticia Amorim Schmidt, Diretora de Oratória do Concurso de Oratória nas Escolas, que coordenou o Projeto, desde o inicio, indo às escolas, fazendo o contato com as Secretarias da Educação e alunos, especifica que o Concurso Oratória nas Escolas é algo diferenciado. “Falo isso porque esse ano em especifico foi estendido o Concurso para os alunos de ensino médio, esses que por estarem prestes a entrar no mercado de trabalho, são os que mais precisam. Desta forma a oratória se torna uma ferramenta de auxilio nessa faze da vida deles”, destaca.
Ela ressalta que o projeto contou a participação das escolas da cidade de Espumoso e região e contou com 16 finalistas. “Onde 4 alunos que participaram foram do ensino médio e 12 alunos do Ensino Fundamental, sendo 1 ganhador para cada categoria. Foi um evento muito bom, onde a comissão do concurso trabalhou unida para o evento acontecer com qualidade. E realmente foi um sucesso. E eu acredito que essas alunas que vão para a próxima etapa que é Regional irão passar por uma experiência muito grande e positiva. Eu acredito muito no poder dos jovens porque a própria JCI é formada por jovens lideres, cidadãos ativos e nesse contexto eu vejo a oratória como uma ferramenta para todas as fazes da vida”, salienta.
As ganhadoras
Para AMANDA LIMA MARQUES da Escola Municipal de Ensino Fundamental Emílio Henrique Schmitt, de Espumoso foi muito gratificante a sua participação no Concurso e ganhar gerou nela grande satisfação. “Aqui na nossa escola, Emílio Henrique Schmitt todos os anos alunos participam do Concurso de Oratória nas Escolas, mas é a primeira vez que uma aluna é a vencedora, nesse caso eu. No primeiro momento foi realizado uma eliminatória interna na escola com a participação de 3 alunos, a escolha foi realizada através de uma votação dos professores. E para mim, poder participar do concurso de oratória nas escolas foi uma experiência muito legal, pois aprendi muitas coisas novas com o curso que eles nós proporcionaram. E ter sido a vencedora no dia 05 de julho foi uma conquista muito maravilhosa, fiquei muito feliz em poder ter representado a nossa escola, e ter sido a escolhida na categoria do ensino fundamental para representar a nossa cidade na fase regional. Com certeza é um aprendizado significativo que vou levar para minha vida inteira”, afirma.
Já para JORDANA ALINE SOLF, Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Menino Deus, de Quinze de Novembro ter participado do projeto oratória nas escolas foi desafiador. “Ultrapassei várias barreiras pessoais e evolui significativamente. Ter uma boa oratória possui muitas vantagens e é de suma importância na comunicação e transmissão de idéias com clareza. Pude aprender muitas coisas novas e vivenciar experiências únicas, subir ao palco e conseguir realizar o meu discurso foi uma grande vitória para mim, e a premiação foi conseqüência do meu esforço e dedicação. Agradeço a minha família, escola, professores, amigos e equipe JCI pelo apoio e incentivo, sem vocês nada seria possível!”, enfatiza.