GeralNotícias

UNIÃO DA SERRA | Jovem produtor investe na cultura do morango

0
Tempo de leitura: 1 minuto

“Investir no meio rural não é tarefa fácil para quem é jovem, tendo em vista os paradigmas já estabelecidos pela sociedade, contudo sabemos que cada vez mais a agricultura vem se destacando em produção e qualidade, e ser agricultor ou empreendedor rural, é ter a garantia de mesa farta para muitas pessoas”, aponta o prefeito Cezer Gastaldo.

Em União da Serra um dos exemplos é do jovem Adriano Batistela, morador da comunidade Pádua, que investiu na produção de morangos. Com o auxílio técnico da EMATER e com a terraplanagem custeada pela prefeitura de União da Serra, Adriano é o primeiro produtor de morangos do munícipio. “Não é fácil ir além das fronteiras, mas com o incentivo certo, muito pode ser feito”, disse.

 

O morango no Brasil No Brasil, são produzidas 72 mil toneladas de morango por ano. A fruta é classificada em três categorias, A, B e C. Entre elas, há apenas duas diferenças: o tamanho e a quantidade por embalagem. Atualmente, a produção visa abastecer o mercado de frutos in natura, porém a demanda da indústria de processamento está em expansão. Muitos produtores cultivam as mudas que usam, mas para isso, é preciso estar atento a alguns cuidados básicos. “Prefira o sistema de propagação em bandejas ou outros recipientes, sem contato direto com o solo, usando substrato ou composto desinfestado quimicamente ou por calor”, afirma o professor Dr. Afonso Peche Filho, no curso Produção de Morango, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas .

A comercialização do morango é feita em caixetas de madeira, papelão ou de isopor, com capacidade entre 250 e 800g. A vida aproximada da fruta é de sete dias, em câmara fria, com temperatura entre -0,5 e 0º C. Com a introdução de cultivares de verão, a colheita de morango se torna possível durante todo o ano, porém, a oferta é maior de julho a outubro, quando se concentra a safra do produto.

Andressa de Oliveira

QUINZE DE NOVEMBRO | Curso de Solda

Artigo anterior

UNIÃO DA SERRA | Formação de Conselheiros

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Mais Geral