Portal de Notícias Correio do Mate
GeralNotícias

Laboratório de Química da Univates dilui álcool 70º para doação

Material está sendo doado à Prefeitura, hospitais, UBS, bombeiros e Brigada Militar

109Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

O Laboratório de Química da Universidade do Vale do Taquari – Univates começou, na semana passada, a realizar o processo de diluição do álcool 96º para 70º, que ajuda na higienização e no combate à propagação do coronavírus. A força-tarefa está sendo realizada por funcionários dos laboratórios de ensino da Instituição, com o auxílio de professores e bolsistas voluntários.

 

Após diluído, todo o álcool será destinado à Prefeitura de Lajeado, hospitais, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Até agora foram produzidos cerca de 2 mil litros do produto. O controle da distribuição está sendo administrado pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) da Instituição.

 

Conforme Fábio Kremer, coordenador dos laboratórios de ensino da Univates, o trabalho está sendo realizado em conjunto. “A pedido da Reitoria, iniciamos esse trabalho de forma conjunta entre o setor de Compras e nossos laboratórios de ensino a fim de produzir álcool em gel nos Laboratórios de Farmácia. Porém na segunda-feira, dia 13, o mercado do País já estava desabastecido do insumo que faz a substância ficar na consistência de gel. Dessa forma, surgiu a alternativa de fazer álcool 70º, que é eficiente para desinfecção de superfícies e também para a higienização das mãos”, salienta.

 

Quanto à produção, Kremer salienta que o processo ocorre nos Laboratórios de Química da Instituição  em função da logística, ocorrendo as atividades conforme a disponibilidade de produtos no mercado. “Dependemos da disponibilidade de todos os produtos para realizar o processo de diluição. Nosso setor de Compras nos atualiza diariamente sobre a disponibilidade do mesmo, sendo assim, não conseguimos estabelecer uma projeção de quanto podemos produzir. Outro fator importante a destacar é a disposição dos funcionários, professores e voluntários, que não medem esforços para auxiliar neste momento”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Imprensa 

Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.