A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) de Lajeado começou, na manhã desta terça-feira (24), o processo de sanitização de locais públicos. A medida tem o objetivo de eliminar possíveis focos do novo coronavírus. “O vírus pode ficar depositado em superfícies por até quatro dias. Chicletes mastigados, bitucas de cigarro, resto de alimentos, entre outros, podem conter secreção humana como a saliva por exemplo. Esse material pode estar eventualmente contaminado”, explica o secretário do Meio Ambiante, Luiz Benoit.
Para eliminar o vírus, cinco aplicadores da Sema usam um borrifador para espalhar a biguanida polimérica (phmb) e quaternário de amônia. “É um produto que fica um bom período agindo e abrange uma série de vírus e bactérias”, esclarece Benoit.
De acordo com o titular Sema, o cronograma de sanitização ainda está em formatação. “Vamos começar o trabalho sanitizando a quadra do Hospital Bruno Born. Ainda nesta terça-feira, faremos o serviço na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Bairro moinhos d’Água, pontos de ônibus e Unidades de Saúde. O cronograma será definido conforme a demanda”, finaliza Luiz Benoit.
Fonte: Rádio Independente