Portal de Notícias Correio do Mate
GeralNotícias

Mais de quatro mil pessoas imunizadas contra a gripe em Guaporé

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, lançada antecipadamente pelo Ministério da Saúde visto a pandemia do novo coronavírus (Covid-19

207Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, lançada antecipadamente pelo Ministério da Saúde visto a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e a possibilidade de caos em internações hospitalares, surpreendeu os profissionais e gestores pela grande procura dos idosos, profissionais da saúde e órgãos de segurança pública, doentes crônicos, entre outros grupos, para receber a dose da vacina que salva vidas. Estes foram os primeiros beneficiados com as duas etapas programadas. A expectativa é imunizar 67,6 milhões em todo o país.
No município de Guaporé, a Secretaria de Saúde, através do Setor de Imunizações e Vigilância Epidemiológica, comemora os números de pessoas que procuraram o Centro Municipal de Saúde, os Estratégias de Saúde da Família (ESF), bem como, as equipes volantes que passaram nas comunidades da zona rural. Foram mais de quatro mil e a vacinação, realizada em alguns momentos através de “drive-thru”, surpreendeu. Dos idosos, pessoas de 60 ou mais, o número de imunizados chega a 3.296 (103,32%). Nas pessoas que apresentam comorbidades (doenças respiratórias, cardíaca, renal, hepática, neurológica, diabetes, entre outros) foram aplicadas cerca de 800 doses. Não estão contabilizadas as vacinas nos demais grupos.
“Nos reinventamos para conseguir aplicar as doses da vacina contra a gripe. Devido à pandemia da Covid, nos adaptamos aos protocolos de saúde e fomos surpreendidos pela procura maciça dos idosos, em especial. Mas tudo, dentro do programado, saiu como planejamos. Só tenho que agradecer o empenho de todos, em especial da equipe do Setor de Imunizações e toda equipe. Ainda temos muito trabalho pela frente e acreditamos que a meta de 90% de cada grupo será facilmente alcançada”, destacou a secretária Juliana Fossá Maschio.
Ela salienta ainda.
“A vacina contra influenza, ou da gripe como é conhecida, não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a Covid, já que os sintomas são parecidos. E o mais importante é a redução na procura pelos serviços de saúde”.
Para o mês de maio, os servidores do Setor de Vigilância Epidemiológica preparam uma grande ação para o dia “D” de mobilização que está programado para o dia 9. Serão imunizadas, com prioridade a partir da data, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência e povos indígenas. Pessoas com 55 anos a 59 anos e professores das escolas públicas e privadas receberam a dose a partir do dia 18 de maio até o dia 5 de junho.

Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM

Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.