EventosNotícias

Muçum promove Carna Família, com intuito de resgatar cultura do Carnaval

0
Tempo de leitura: 1 minuto

Outrora, o Carnaval de Rua de Muçum esteve entre os melhores da Região, recebendo foliões de diversas partes do Vale do Taquari, Serra Gaúcha e Grande Capital. No entanto, a algazarra exacerbada, resultante em brigas, consumo excessivo de álcool e importunação de moradores, além de impedimentos impostos pelo Ministério Público, fez com que a folia não pudesse mais ser promovida pela Prefeitura, passando a ser de responsabilidade de uma empresa. Porém, após três anos sem promover, a Administração Municipal volta a protagonizar a realização, desta vez, com uma proposta diferente.

No sábado, dia 22 de fevereiro, a partir das 17h, a festa popular invade novamente as ruas da Princesa das Pontes. Agora, o 1º Carna Família de Muçum, terá missão de contemplar as famílias de Muçum e Região. Com a organização da Escola de Samba Muleke Atrevido – que deve animar o público através do samba – e apoio do Grupo Encantado de Comunicação, o evento terá brinquedos infláveis gratuitos, comércio de lanches e bebidas e distribuição de erva-mate e água quente. Para às 20h, é programado um desfile com participação dos alunos das escolas da rede municipal de ensino. Às 23h30min, a festa deve-se encerrar, a fim de evitar a perturbação de munícipes. “É uma proposta totalmente diferente de tudo que já foi feito em nossa cidade. Uma promoção para resgatar nossa cultura. Temos que mostrar para nossas crianças e jovens que o Carnaval não deve ser visto apenas como uma folia exagerada”, explica a secretária de Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto, Jacinta Casagrande.

Presidente da Escola de Samba Muleke Atrevido, Paulo Cezar Dutra Menezes, conta que o grupo organizou evento similar em Encantado, no ano passado. A escolha por Muçum se deu por entender que a cidade tem um povo acolhedor e participativo, merecendo um evento deste porte e com um ideal tão importante. Ele reforça as palavras de Jacinta, afirmando que é uma festa voltada exclusivamente para as crianças, pais e/ou responsáveis. “Fizemos em Encantado com a mesma proposta e foi um sucesso. Faremos novamente neste ano, levando também a Muçum. Pensamos em expandir o projeto para outras cidades do Vale do Taquari”, conta.

O prefeito Lourival de Seixas, tranquiliza os moradores e garante que a festa será ordeira, sem volume excessivo de som e com patrulhamento da Brigada Militar, para que a festa não fuja da proposta. Ele explica ainda que, neste formato, ao contrário de anos anteriores e com a organização de uma escola de samba, que funciona como uma empresa, é plenamente aceitável pelos órgãos de fiscalização. “Entendo que o Poder Público deve incentivar aquilo que fomenta a cultura. Mas não arcar com gastos que potencializam a bagunça e o alcoolismo, em casos, precoce”, opina.

Foto: Reunião na Secretaria de Educação, entre prefeito e as titulares das pastas de Educação e Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto e diretoras da rede municipal de ensino, definiu últimos detalhes. Escolas serão fundamentais para mobilizar as famílias à participarem.

Créditos: Luís Gustavo Bettinelli

Sandra Meotti

4º Festival Multicultural GuapoRock com extensa programação

Artigo anterior

Automóvel roubado em “Casa Noturna” de Guaporé é localizado às margens da ERS-135

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Mais Eventos