A Administração Municipal oficializou na segunda-feira (02), em Porto Alegre, a adesão ao termo de ação e cooperação com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), que permite o compartilhamento das imagens do videomonitoramento do Município de Nova Bréscia com os Centros Integrados de Comando e Controle (CICC), de Lajeado e, em seguida, de Porto Alegre.
O moderno sistema de monitoramento que existe na cidade hoje é composto por seis pontos, que totalizam 14 câmeras – sendo uma delas de visão 360º – distribuídas em pontos estratégicos, conforme indicação da Brigada Militar. Com a adesão ao termo, as imagens, que antes ficavam retidas apenas no Centro de Controle Operacional (CCO), junto à Brigada Militar local, agora ficarão interligadas ao Estado, onde serão acompanhadas 24 horas por dia pelo (CICC), uma medida que facilitará o acompanhamento de abordagens, veículos, situações de vandalismo, acidentes de trânsito, entre outros.
Com a união entre Município e Estado, o sistema atual ainda passará a contar com três câmeras com tecnologia que permite a leitura das placas dos veículos, o que facilitará a investigação de possíveis irregularidades, como busca por veículos roubados ou clonados e até mesmo busca por meio de mandatos de busca e apreensão. Ainda está prevista a instalação de novas câmeras, 8 delas modelo Speed Dome (360º graus) e mais 6 fixas, além de um programa gerenciador de imagens.
O projeto de cercamento eletrônico implantado na cidade faz parte do Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM), criado pela SSP para facilitar o enfrentamento da violência e da criminalidade no Estado, através da união de esforços entre instituições federais, estaduais e municipais e a sociedade civil organizada. O SIM integra prevenção; operações; tecnologia; inteligência e informações; e ressocialização e sistema penitenciário. O Sistema permite ao Poder Público atender e compartilhar tecnologias e informações entre os municípios e o Estado. A estrutura operacional é definida pela SSP, mas o modelo segue sendo aperfeiçoada a partir dos exemplos bem-sucedidos vistos nos municípios.
Na foto: Prefeito Municipal, Marcos Antonio Martini; Jean Antunes de Macedo; Moacir Biasibetti e o representante da empresa responsável pela instalação e manutenção dos equipamentos, Cleber F. dos Santos, na audiência de adesão, junto ao Secretário adjunto de Segurança Pública, Marcelo Gomes Frota.
Fonte: Prefeitura de Nova Bréscia