Portal de Notícias Correio do Mate
GeralNotícias

Município de Nova Bréscia se une ao Estado para aumentar a segurança pública da população

Medida aumenta a eficácia da atuação da Brigada Militar na cidade e na região

122Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

A Administração Municipal oficializou na segunda-feira (02), em Porto Alegre, a adesão ao termo de ação e cooperação com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), que permite o compartilhamento das imagens do videomonitoramento do Município de Nova Bréscia com os Centros Integrados de Comando e Controle (CICC), de Lajeado e, em seguida, de Porto Alegre.

O moderno sistema de monitoramento que existe na cidade hoje é composto por seis pontos, que totalizam 14 câmeras – sendo uma delas de visão 360º – distribuídas em pontos estratégicos, conforme indicação da Brigada Militar. Com a adesão ao termo, as imagens, que antes ficavam retidas apenas no Centro de Controle Operacional (CCO), junto à Brigada Militar local, agora ficarão interligadas ao Estado, onde serão acompanhadas 24 horas por dia pelo (CICC), uma medida que facilitará o acompanhamento de abordagens, veículos, situações de vandalismo, acidentes de trânsito, entre outros.

Com a união entre Município e Estado, o sistema atual ainda passará a contar com três câmeras com tecnologia que permite a leitura das placas dos veículos, o que facilitará a investigação de possíveis irregularidades, como busca por veículos roubados ou clonados e até mesmo busca por meio de mandatos de busca e apreensão. Ainda está prevista a instalação de novas câmeras, 8 delas modelo Speed Dome (360º graus) e mais 6 fixas, além de um programa gerenciador de imagens.

O projeto de cercamento eletrônico implantado na cidade faz parte do Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM), criado pela SSP para facilitar o enfrentamento da violência e da criminalidade no Estado, através da união de esforços entre instituições federais, estaduais e municipais e a sociedade civil organizada. O SIM integra prevenção; operações; tecnologia; inteligência e informações; e ressocialização e sistema penitenciário. O Sistema permite ao Poder Público atender e compartilhar tecnologias e informações entre os municípios e o Estado. A estrutura operacional é definida pela SSP, mas o modelo segue sendo aperfeiçoada a partir dos exemplos bem-sucedidos vistos nos municípios.

Na foto: Prefeito Municipal, Marcos Antonio Martini; Jean Antunes de Macedo; Moacir Biasibetti e o representante da empresa responsável pela instalação e manutenção dos equipamentos, Cleber F. dos Santos, na audiência de adesão, junto ao Secretário adjunto de Segurança Pública, Marcelo Gomes Frota.

Fonte: Prefeitura de Nova Bréscia

Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.