Portal de Notícias Correio do Mate
GeralNotícias

Novo decreto flexibiliza horário do comércio aos finais de semana em Guaporé

O Poder Executivo de Guaporé, através da secretaria de Administração e do Comitê Municipal de Crise à Codiv-19, em consonância com o Comitê de Operações de Emergência (COE), publicou mais um decreto que flexibiliza horários para o funcionamento do comércio aos finais de semana

119Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

O Poder Executivo de Guaporé, através da secretaria de Administração e do Comitê Municipal de Crise à Codiv-19, em consonância com o Comitê de Operações de Emergência (COE), publicou mais um decreto que flexibiliza horários para o funcionamento do comércio aos finais de semana, especialmente aos sábados à tarde, e coloca uma série de outras medidas como, a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público ou de empresas e a continuidade da suspensão das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino.
O Decreto Municipal n.º 6.304/2020 estabelece que os colaboradores e os passageiros do transporte público e de empresas privadas deverão obrigatoriamente, ao longo do deslocamento pelas vias urbanas, utilizar a máscara. A publicação regulamenta ainda a presença de adolescentes e idosos nos cultos religiosos. É proibida a permanência de menores de 12 anos e de 60 anos ou mais. Pessoas com comorbidades também não poderão frequentar igrejas, templos e demais estabelecimentos, de qualquer doutrina, fé ou credo.
O uso da máscara é obrigatório nos estabelecimentos públicos, privados e em vias públicas, exceto quando praticar esporte individual, como exemplo caminhada e ciclismo.
“Nos estabelecimentos o proprietário poderá impedir o ingresso das pessoas que não estiverem utilizando a máscara. Salientamos também que o uso em via pública é obrigatório. Em caso de descumprimento, exceto na realização de atividade física individual, como por exemplo, caminhada, o cidadão estará sujeito a uma infração (multa)”, disse o secretário Geral de Governo e do Comitê de Crise, Odacir Toldi.
Entre as medidas de maior impacto, em especial pela proximidade das comemorações do Dia das Mães, está a flexibilização da abertura do comércio aos sábados. Agora os estabelecimentos comerciais poderão atender a clientela durante a tarde até às 18h30min. Fica vedada a abertura aos domingos. Lojas de conveniência e restaurantes poderão estar com as portas abertas até as 22 horas.
“São algumas das regulamentações do novo Decreto Municipal. Acreditamos no bom senso de todos e solicitamos que não haja aglomerações. Pedimos ainda que os idosos e pessoas com comorbidades permaneçam em isolamento social. É importante para a saúde de todos o respeito às normativas dos órgãos de saúde. Juntos seremos mais fortes no enfrentamento à Covid”, afirmou Toldi.
Outro ponto a ser destacado são as atividades em quadras esportivas. Seguem as em que há contato como futebol, voleibol, basquete, futsal, entre outras, sem a possibilidade de abertura para jogos ou treinamentos. As que estão em funcionamento, a presença permitida é de até 10 pessoas, com distância de no mínimo dois metros entre os participantes e sem contato físico.

Educação
As atividades presenciais da Rede Municipal de Ensino, seja na Educação Infantil, quanto na Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), prosseguem suspensas nos 10 educandários. O retorno, que estava cogitado para acontecer no dia 4 de maio, deverá ficar para o mês de junho. A volta das crianças, adolescentes, jovens e adultos, bem como dos mais de 570 profissionais da Educação, para as salas de aula depende das medidas tomadas pelo Governo Estadual.
“Estamos nos programando para o retorno nos próximos meses, quem sabe em junho. Esperamos os posicionamentos do governador Eduardo Leite. Enquanto isso buscamos uma série de medidas para a realização de atividades remotas. Nossa maior preocupação é preservar a saúde de todos os envolvidos, em especial dos mais de três mil alunos e dos servidores que são a essência da educação municipal”, disse a secretária Veridiana Maria Tonini que informa que as equipes das escolas irão entrar em contato para o repasse de mais detalhes aos pais e responsáveis.

Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM

Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.