Portal de Notícias Correio do Mate
GeralNotícias

Novo modelo de distanciamento social vai dividir o RS em até 21 regiões

Projeção inicial do governo gaúcho era trabalhar com nove áreas com medidas distintas contra o coronavírus

218Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

Para regionalizar ao máximo o novo modelo de distanciamento social, o governo do Estado passou a trabalhar com a divisão do mapa gaúcho em até 21 microrregiões. Até a semana passada, o Palácio Piratini estimava que as novas regras de distanciamento seriam aplicadas para no máximo nove diferentes regiões.

O aumento no número de regiões permitirá que o governo mantenha regras mais flexíveis para o comércio em cidades que estão à média distância dos focos da doença no Estado.

– Estamos trabalhando muito para ter um sistema de distanciamento social sensato. Serão até 21 regiões distintas que vão ter a sua bandeira de acordo com a sua capacidade hospitalar e o nível de disseminação do coronavírus – projetou o governador Eduardo Leite, durante transmissão ao vivo neste domingo (26).

O atual formato de distanciamento social é regido por um decreto estadual, que vale até às 23h59min de quinta-feira (30). O novo modelo, que vai vigorar a partir de sexta-feira (1º), deve ser apresentado até esta quarta-feira (29) por Leite.

Chamado de distanciamento social controlado, o novo formato vai prever, de antemão, que regras devem ser aplicadas para cada região do Estado, conforme a ocupação de leitos e a expansão do coronavírus. Para cada nível estará associada uma cor: verde, amarela, laranja ou vermelha.

Os protocolos de funcionamento das atividades comerciais e sociais, para cada cor, ainda estão sendo finalizados. As sugestões de protocolos foram recebidas pelo governo até sexta-feira (24). Foram mais de 190 propostas, encaminhadas especialmente por empresários e associações de setores econômicos.

Retorno do Gauchão
Durante a transmissão ao vivo desse domingo , Leite também projetou que o Campeonato Gaúcho de Futebol será retomado com portões fechados. Contudo, não estimou data para a retomada:

– Eventos que signifiquem aglomeração, provavelmente, serão os últimos a ser retomados. É possível que haja retorno para conclusão do campeonato com portões fechados. Estamos discutindo ainda com a Federação Gaúcha de Futebol.

Por Gabriel Jacobsen
Foto Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini
Fonte GaúchaZH

Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.