Portal de Notícias Correio do Mate
GeralNotícias

Poder Público encaminha carnês do IPTU para contribuintes em Guaporé

14.900 carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), emitidos pelo Poder Público, através da Secretaria Municipal da Fazenda, começaram a ser distribuídos aos proprietários de imóveis urbanos (residências ou terrenos) pelos colaboradores da agência dos Correios de Guaporé

68Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

14.900 carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), emitidos pelo Poder Público, através da Secretaria Municipal da Fazenda, começaram a ser distribuídos aos proprietários de imóveis urbanos (residências ou terrenos) pelos colaboradores da agência dos Correios de Guaporé. Para o ano de 2020, a projeção de arrecadação, com reajuste aplicado pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) de 7,30%, gira em torno de 9,50 milhões. Esse foi o valor lançado para o IPTU. Porém, a previsão para a entrada nos cofres da Administração Municipal é de R$ 7,49 milhões.
O contribuinte poderá quitar o IPTU 2020 de duas formas. Pagando o imposto em parcela única até o dia 13 de abril – com desconto de 10% – ou em quatro vezes. Os vencimentos das parcelas são: abril (dia 13), junho (dia 10), agosto (dia 12) e outubro (dia 13). Os pagamentos poderão ser efetuados na rede bancária, lotéricas e na tesouraria da Prefeitura, localizada no primeiro andar.
“A previsão é arrecadar até o dia 13 de abril, quando vence a parcela única, o valor de R$ 6,2 milhões, ou seja, 78% do valor total do IPTU para o ano. O histórico dos contribuintes é a opção pelo pagamento à vista, aproveitando os 10% de desconto”, destacou Grando.
O valor do imposto, que permanece 100% nos cofres do Município, é investido em infraestrutura urbana, segurança, mobilidade, agricultura, entre outras melhorias para os munícipes. Conforme o secretário Grando, do total arrecadado, 25% são obrigatoriamente investidos na educação e outros 15% na área da saúde.
“60% do valor arrecadado é investido no pagamento de serviços como a coleta de lixo, por exemplo, e na infraestrutura da cidade. Por lei, somos obrigados a destinar 40% do valor para as áreas da educação e saúde. É bom deixar claro aos munícipes que o IPTU é o único imposto pago que sua integralidade entra nos cofres da Administração Municipal e é todo investido em benefício da comunidade”, afirmou.
Mais informações sobre os carnês do IPTU podem ser obtidas no Setor de Arrecadação através do telefone (54) 3443.5646.

Fonte: Rádio Aurora 107.1 FM

Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.