Na tarde desta segunda-feira, 13 de abril, a prefeita Madalena Gehlen Zanchin recebeu em seu gabinete o presidente do Consepro, Carlos Viecilli, o soldado da Brigada Militar, Henrique Soares, a presidente da CIC/CDL, Amanda Casagranda e o empresário Leonardo Zanella. No encontro foram lançados o aplicativo Polícia On-line e o projeto de videomonitoramento de Anta Gorda.
A prefeita Madalena destacou que já são três câmeras instaladas no município e que a administração busca a aprovação de um projeto para dar continuidade na instalação das câmeras em outros pontos da cidade.
Quanto ao aplicativo Polícia On-line desenvolvido pela empresa Alfa Sistemas, por meio de uma parceria com a Brigada Militar, o município de Anta Gorda é um dos primeiros a fazer a adesão. A Administração Municipal comprou o direito de uso e a CIC/CDL realiza o pagamento de uma parcela mensal para manutenção do aplicativo que está disponível para todos os cidadãos que o baixarem nos telefones celulares.
O soldado Soares enfatizou a importância do aplicativo no município. “Com o aplicativo em mãos, em caso de o comunicante não conseguir falar no telefone, poderá chamar a guarnição da Brigada Militar com apenas um toque. A brigada pode ser acionada pelo aplicativo ou por telefone. A ligação cairá na linha de alguém que esteja de serviço e com disponibilidade para atender o chamado”, destacou, ao enfatizar que o aplicativo dispõe de uma ferramenta onde mostra em que locais a viatura passou. “Conseguimos verificar onde foi realizado o patrulhamento. Para nós interno, como administrador, é fantástico. O custo-benefício não se compara. Não tem nada barato na segurança, mas esse aplicativo é um dos mais baratos para nós devido ao retorno que pode nos proporcionar”.
O empresário Leonardo Zanella reforçou os benefícios do aplicativo. “É um canal criado de acordo com a necessidade da Brigada Militar para atender a comunidade geral, ele aproxima a as pessoas da Brigada, proporciona um canal direto de contato, oferecendo diversas ferramentas que permitirão eficientizar o trabalho da Polícia. No aplicativo tem o botão de pânico para quem tem medidas protetivas, por exemplo. Este é um dos inúmeros benefícios que o Polícia On-line dispõe para a população”, garantiu.
A Prefeita Madalena G. Zanchin ressaltou o orgulho de poder adquirir o direito de uso deste aplicativo de uma empresa antagordense. Isso é um privilégio e demostra o potencial de nossa gente, precisamos valorizar e reconhecer os nossos empreendedores. Madalena reforçou que mais do que nunca o município de Anta Gorda precisa investir em segurança, conclamando a todos os cidadãos a baixarem o aplicativo em seus celulares e realizarem o cadastro, para estarem aptos a usarem o aplicativo quando necessário.
Estamos investindo no projeto de videomonitoramento, adquirimos as três primeiras câmeras, mas estamos em busca de mais recursos visando a realização do cercamento eletrônico de nossa cidade.
O Soldado Soares reforçou que mais do que nunca é preciso que os cidadãos estejam engajados e em contato com a Brigada. Vivemos um momento de crise, de dificuldades e é nestes períodos que a criminalidade tende a aumentar, então é preciso usar todos os recursos que dispomos para proteger a nossa sociedade”, ressaltou Soares.
Recursos
O App Polícia On-line oferece interação instantânea entre o cidadão e a Polícia Militar local.
Com o aplicativo gratuito instalado no município que fez a adesão, o cidadão terá acesso:
Ligação telefônica direta para os Policiais Militares que realizam o patrulhamento nas ruas do município;
Possibilidade de acionamento imediato da viatura com apenas alguns toques;
Possibilidade de realizar denúncias, sem identificação, para posterior averiguação da Polícia Militar;
Dicas de segurança gratuitas;
Informações de interesse público, resguardados os direitos individuais, sobre pessoas e veículos em atitude suspeita no município;
Informações sobre prisões, apreensões e abordagens realizadas pela Polícia Militar no município;
Informações sobre atividades da Polícia Militar no município;
Outras vantagens do aplicativo:
Permite a constatação da localização exata e em tempo real, caso o cidadão que está acionando a Polícia Militar, esteja visualizando ou sendo vítima de alguma emergência policial.
A utilização do sistema de posicionamento global (GPS), no smartphone de atendimento de ocorrências, possibilita ao gestor (Comandante da Polícia Militar) melhor planejamento, execução e o controle do deslocamento das viaturas no território do município, resultando em mais eficiência do trabalho policial e, assim, prestação de serviço de maior qualidade.
Benefícios
Toda a sociedade de uma forma geral se beneficia dos recursos do aplicativo visto que ele impacta diretamente na melhoria da segurança pública, portanto os benefícios são imensuráveis, entretanto podemos destacar alguns:
Para a Polícia Militar – Mais agilidade nas rotinas; Processos mais eficientes e eficazes; Otimização dos recursos; Atuação de forma mais ativa; Melhoria no controle das atividades; Gerenciamento por parte do comando; Facilidade na comunicação com cidadãos; Possiblidade de monitorar e receber feedbacks dos atendimentos.
Para a Governo – Otimização dos recursos; Economia na gestão; Possibilidade de monitorar estatística;
Para a Sociedade – Agilidade no atendimento das ocorrências; Aumento da segurança ao cidadão; Recebimento de notícias policiais da região.
Saiba mais:
O aplicativo está disponível, gratuitamente, para comunidade local (por enquanto, versão Android). Seguem os links com informações sobre essa nova ferramenta de segurança pública.
Cadastro no aplicativo tem dados e informações pessoais para evitar trotes e alguma coisa ilegal. Cadastra somente uma vez quando baixado o aplicativo.
Site institucional: https://policiaonlineapp.com.br
Link Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.AlfaSistemas.chamaPolicia
Fonte: Assessoria de Imprensa