GeralNotícias

Políticas públicas para a agroindústria familiar em debate na Expointer Digital 2020

0
Tempo de leitura: 1 minuto

A webinar “Agroindústria Familiar” foi realizada nesta segunda-feira (28/9) e transmitida ao vivo pelo Canal Agro na plataforma da Expointer Digital 2020. O programa é uma parceria da Emater com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). O objetivo do encontro foi apresentar as diferentes políticas públicas disponíveis no país para os agricultores familiares.

O painel foi aberto pelo secretário Covatti Filho, que destacou a importância da agricultura familiar como uma das espinhas dorsais da secretaria e o trabalho da Emater nesta área. O presidente da Emater, Geraldo Sandri, disse que a agroindústria familiar é a “cereja do bolo da agricultura, gerando renda e qualidade de vida para os agricultores e suas famílias”.

Neusa Castro, médica veterinária da Seapdr, destacou o Programa Estadual da Agroindústria Familiar (PEAF) como uma política pública importante para o setor, que oportuniza a implantação e legalização das agroindústrias familiares. Mais informações aqui.

Mateus Rocha, técnico agropecuário do Mapa, valorizou, entre as políticas desenvolvidas pelo Ministério, a negociação com os supermercados para a criação de gôndolas específicas para a agricultura familiar e o desenvolvimento do Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf), que tem uma plataforma nacional gratuita e que conta hoje com mais 7.100 produtores. No ano passado, eram 660. Para acessar é necessário ter a DAF, a Declaração de Aptidão ao Pronaf. Mais informações aqui.

Outro participante do Mapa foi o Coordenador de Produtos Artesanais Rodrigo de Almeida, que destacou o Selo Arte, concedido aos produtores artesanais de queijos, embutidos, pescado e mel, para comercialização em todo o país. Já foram concedidos 45 selos em todo o país, a maioria para queijos. A região sul teve o primeiro selo concedido na semana passada para Santa Catarina para o queijo serrano. O Rio Grande do Sul ainda não tem nenhum registro.
Mais informações aqui.

A Feira Virtual da Agricultura Familiar (Fevaf), plataforma desenvolvida pela Emater no início da pandemia para ajudar os agricultores familiares na comercialização dos seus produtos, foi o destaque da extensionista da Emater James Roth. Há 900 fornecedores cadastrados na plataforma, sendo 340 agroindústrias. São produtos in natura, agroindústrias e cooperativas cadastradas. “É uma das políticas públicas de inclusão que a gente espera que fique depois da pandemia”, explica Roth. O acesso pode ser feito neste link.

A Expointer Digital 2020 começou sábado (26/9) e segue até domingo (4/10). Em razão da pandemia de coronavírus, sem a presença de público externo. Mas toda a programação pode ser acompanhada, ao vivo, no site da Expointer, por meio de quatro canais de transmissão.

Veja a programação da terça-feira (29/9) transmitida nos canais acessados no site da Expointer:

canal 1 expointer
canal 2 expointer terça
canal 3 expointer terça
canal 4 expointer terça

Texto: Ascom Seapdr

Sandra Meotti

Governo prepara regras para liberação de eventos de maior porte

Artigo anterior

Famurs debate o atual cenário político e econômico nacional com o Flávio Dino e Geraldo Alckmin

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Mais Geral