Portal de Notícias Correio do Mate
GeralNotícias

Prefeita de Anta Gorda participa de reunião do Consisa

Projeto de eficiência energética e destinação dos resíduos sólidos estiveram na pauta, entre outros assuntos relevantes

161Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

A prefeita de Anta Gorda Madalena G. Zanchin esteve participando nesta terça-feira, dia 18 de fevereiro, da reunião do Consisa (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Taquari) na sede da AMVAT na cidade de Estrela.

Entre os assuntos em pauta a aprovação das Contas do Consisa, reposição salarial, valor de diárias, ressarcimento de despesas e vale alimentação. destinação de resíduos  sólidos, alterações estatutárias e assuntos gerais.

Madalena ressaltou que entre os assuntos de maior interesse está a iluminação pública, que prevê a possibilidade de os municípios contratarem uma empresa para fazer um levantamento da situação e um projeto de eficiência energética, e com base no levantamento que esta empresa fizer, o município poderá fazer uma licitação, para aquisição de lâmpadas de led, e os municípios poderão realizar as trocas de lâmpadas. E esse custo, seria diluído na conta do consumo de energia. “É um projeto importante para melhorar a eficiência energética dos municípios”, frisou Madalena.

A situação dos resíduos sólidos também contou com decisões importantes. “Se autorizou o Consisa a contratar uma empresa para fazer uma avaliação da quantidade de lixo que cada município produz, para se ter uma noção do montante de lixo produzido no Vale do Taquari, visando a busca de uma solução conjunta mais moderna, com sistemas já implantados na Europa para a destinação dos resíduos sólidos”, esclareceu a prefeita enfatizando que são estudos preliminares para se reduzir custos e destinar de forma mais eficiente os resíduos sólidos.

O Consisa atualmente é presidido pelo prefeito de Arroio do Meio Klaus Werner Schnack, que tem buscado ampliar a atuação do Consisa em outras áreas, além da saúde.

Fonte: Prefeitura de Anta Gorda

Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.