Portal de Notícias Correio do Mate
GeralNotícias

Prefeito de Lajeado cita UTI de Encantado como um dos fatores para sair da bandeira vermelha

O Prefeito de Lajeado Marcelo Caumo realizou na noite de domingo, 10, uma transmissão ao vivo através da rede social Facebook para responder perguntas sobre o novo Coronavírus no Município

270Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

O Prefeito de Lajeado Marcelo Caumo realizou na noite de domingo, 10, uma transmissão ao vivo através da rede social Facebook para responder perguntas sobre o novo Coronavírus no Município.

Na ocasião ele falou sobre a previsão de aumento de 40% na capacidade hospitalar de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a microrregião de Lajeado.

Seriam 15 novos leitos de UTI: a ampliação de 10 leitos no Hospital de Estrela e a inauguração de cinco leitos no Hospital Beneficente Santa Terezinha, de Encantado, que complementariam os 30 existentes para COVID-19 no Hospital Bruno Born, de Lajeado, e outros 10 no Hospital de Estrela.

A ampliação da capacidade do sistema de saúde, aliada a diminuição na propagação do vírus, pode melhorar a classificação da região de Lajeado. Caso semelhante ocorreu na região de Passo Fundo, que substituiu a bandeira vermelha (risco alto) em que se encontrava pela laranja (risco médio), porque a equação entre número de leitos disponíveis, internações, velocidade de crescimento dos casos, melhorou.

Sobre os critérios para avaliação das bandeiras o médico do Hospital Bruno Born, Dr. Marcos Frank, esclareceu que o Governo do Estado compara o número de casos confirmados e novos casos, leitos de UTI disponíveis e incremento de novos leitos, entre outros indicadores: “Não dá mais para pensar [somente] em Lajeado. Não dá mais para pensar [somente] no Prefeito de Lajeado. Nós temos que pensar em todos os prefeitos da região, em todos os hospitais da região. Agora nós estamos juntos por um critério do Governo do Estado, que me parece lógico, compreensível”, afirmou Frank.

Leitos de UTI em Encantado

Os cinco leitos da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Beneficente Santa Terezinha, equipados com respiradores, foram confirmados pelo Prefeito Adroaldo Conzatti, atendendo recomendação da Promotora de Justiça Daniela Schwab, e serão instalados no interior do HBST até a regularização da nova UTI, que disporá de 10 leitos.

O Município de Encantado garantirá o pagamento da equipe técnica da UTI enquanto não houver o credenciamento via Ministério da Saúde. O valor do repasse do Município até a data do credenciamento, que pode ocorrer a qualquer momento, será de aproximadamente R$ 240 mil mensais.

Nova leitura das bandeiras

Uma nova leitura das bandeiras pelo Governo do Estado será divulgada no próximo sábado. A classificação de uma região na bandeira laranja, por exemplo, determinaria menores restrições às atividades econômicas.

Entenda as bandeiras

🟡 Bandeira amarela – risco médio/baixo

A região encontra-se com alta capacidade do sistema de saúde e baixa propagação da doença.

🟠 Bandeira laranja – risco médio

Significa que a região está com um dos dois cenários: média capacidade do sistema de saúde e baixa propagação do vírus ou alta capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus.

🔴 Bandeira vermelha – risco alto

A região encontra-se em um dos dois cenários: baixa capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus ou média/alta capacidade do sistema de saúde, porém alta propagação do vírus.

⚫ Bandeira preta – risco altíssimo

Região encontra-se com baixa capacidade do sistema de saúde e alta propagação do vírus.

Clique aqui e entenda como funciona o Modelo de Distanciamento Controlado elaborado pelo Governo do Estado.

Fonte: Jornal Força do Vale

Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.