Portal de Notícias Correio do Mate
GeralNotícias

Presidente da Assembleia pede a Bolsonaro medidas contra a estiagem no RS

Ernani sobrevoou áreas afetadas pelo problema

103Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate
O presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo (PP), pediu ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), medidas contra a estiagem que afeta o Rio Grande do Sul. Por meio de ofício enviado nesta semana, o parlamentar solicitou uma série de ações de apoio aos produtores ao relatar “extrema preocupação com o agronegócio gaúcho” em razão da falta de chuvas que prejudicou a safra.
“Embora o país tenha obtido uma supersafra neste ano, nosso Estado foi acometido por uma estiagem gigantesca, situação que, agravada pelas restrições decorrentes da pandemia da Covid-19, tem gerado perdas na produção de diversas culturas agrícolas em praticamente todas as regiões, com prejuízos que variam de intensidade e se estendem para a pecuária de corte e leite em razão de os produtores não conseguirem fazer a silagem do milho com qualidade”, informou Polo.
Com apoio de outros parlamentares e o endosso da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, presidida pelo deputado Adolfo Brito (PP), e da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha, presidida por Edson Brum (MDB), o Parlamento solicita apoio e ações para amenizar as perdas. Cópias do ofício foram enviadas aos ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.
O pedido de auxílio é dividido em quatro itens: prorrogação e repactuação de dívidas de crédito agropecuário; criação de linhas de crédito emergencial para agricultores, para capital de giro; liberação emergencial de recursos para a subsistência da pequena propriedade rural, com atenção ao custeio do fornecimento de água potável para prefeituras e produtores, inclusive com locação de caminhões-tanque, viabilizando o consumo humano e animal; e linha de crédito, por meio do BNDES, para as cooperativas e empresas cerealistas.
Fonte: Assembleia Legislativa
Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.