A direção do Presídio Estadual de Guaporé, atendendo as recomendações da Nota Técnica (NT) divulgadas pela Secretaria de Administração Penitenciária e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Seapen), irá restringir o acesso das visitas no estabelecimento penal. O objetivo é garantir a integridade física das pessoas em privação de liberdade (apenados), suas famílias, bem como dos servidores responsáveis pela custódia e escolta.
Conforme o diretor da casa prisional, Alex Pacheco, entre as medidas tomadas, no período de 17 a 22 de março, estão a suspensão de visitas de idosos (acima dos 60 anos), crianças (até 12 anos incompletos) e gestantes. Além disso, estão suspensas as atividades educacionais (Educação de Jovens e Adultos-EJA), religiosas, emissão da carteira de visitante, bem como, qualquer outra que implique aglomeração de pessoas no interior do estabelecimento prisional.
“É bom deixar claro aos familiares que o limite estabelecido é de um visitante por preso. As medidas visam evitar a disseminação do coronavírus. Solicitamos que todos respeitem as medidas. A prevenção é um ato de responsabilidade. Façamos a nossa parte”, destacou Pacheco.
Segundo a NT, a partir do dia 23, a contar da data, todas as visitas serão suspensas pelo período de 15 dias, podendo estes ser prorrogado. Durante o período que se busca evitar a propagação do Covid-19, a casa prisional, segundo Pacheco, receberá reforço de materiais de limpeza e higienização.
As medidas são baseadas em recomendações dos órgãos de saúde e do Departamento Penitenciário Nacional.
Fonte: Rádio Aurora 107.1 FM